Locadora irá trocar 20 mil elétricos por carros a combustão

Empresa Hertz declarou que 20 mil carros elétricos serão substituídos por conta das altas despesas
LF
Por
12.01.2024 às 11:05
Empresa Hertz declarou que 20 mil carros elétricos serão substituídos por conta das altas despesas

O mercado de carros elétricos no mundo está começando a se consolidar. Um ponto inegável é que atualmente fica evidente encontrar nele dois grupos totalmente distintos, os fãs de carteirinha, que apreciam e defendem a tal tecnologia livre de emissões, e o público mais pé atrás, que prefere os veículos a combustão - ou no máximo híbridos. Mas uma decisão da locadora norte-americana Hertz promete agitar ainda mais o debate entre esses dois públicos.

Isso porque a locadora de veículos norte-americana Hertz anunciou a venda de 20 mil veículos elétricos de sua frota, que serão substituídos por modelos a combustão, segundo reportagem do site Bloomberg.

Você também pode se interessar por:

A quantidade é representativa, não só nos números, mas também em porcentagem, já que os carros que entrarão a venda para serem trocados representa cerca de um terço da frota veicular de elétricos da seguradora. As vendas desses veículos elétricos já começaram em dezembro de 2023, e persistirão ao longo do ano, como informa um documento.

Segundo a empresa houve dois principais motivos para tal atitude. O primeiro se dá devido a baixa procura na locação de carros movidos a bateria. Vale destacar que no último trimestre de 2023 as vendas de veículos elétricos caíram nos Estados Unidos, com os emplacamentos desse segmento obtendo um crescimento de apenas 1,3% na terra do tio Sam.

O segundo motivo é o elevado custo para manter os veículos elétricos da frota, principalmente no que se diz a reparação desse tipo de veículo, tanto em colisões quanto em danos gerais sofridos no automóvel. Como afirmou Stephen Scherr, executivo da empresa: “Os custos elevados associados aos veículos elétricos persistiram. Os esforços para os reduzir revelaram-se mais difíceis”.

A mudança é mais impactante ainda quando analisamos as ações recentes da Hertz, que em 2021 anunciou a compra de 100 mil veículos da Tesla. Agora essa medida tomada pela locadora é uma forma de esperar o equilíbrio em relação a demanda por veículos elétricos, que combinados com as vendas pode gerar uma melhora no fluxo de caixa da empresa.

Scheer ainda afirmou que a mudança de estratégia da Tesla em reduzir o preço de sua gama de carros (Model 3, Model X, Model S) impactou diretamente a locadora, causando uma desvalorização da mesma. Para se ter noção, veículos Tesla representavam 80% dos carros elétricos da Hertz.

A Hertz não é a primeira locadora que mostra receio em adquirir veículos elétricos, a alemã Sixt informou no último mês de 2023 que não compra veículos da Tesla de 2022, e que também está vendendo os carros da fabricante.

Comentários