BYD Seal X é elétrico esportivo para peitar a Volkswagen

Após ser apresentado em abril como conceito, o BYD Seal X ganhou vida e contará com opção de motor duplo
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13.05.2024 às 22:49
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Após ser apresentado em abril como conceito, o BYD Seal X ganhou vida e contará com opção de motor duplo

O novo conceito de hot hatch da BYD, noticiado pela Mobiauto no mês passado, acaba de ganhar vida. Isso porque o protótipo que havia sido apresentado no Salão de Pequim denominado como Ocean-M, foi registrado no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, agora com o nome de BYD Seal X e com a dura missão de fazer frente ao VW ID.3 GTX.

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Acredita-se que o “X” de sua nomenclatura seja temporário, e que posteriormente será substituído por algum dos outros nomes que foram registrados, “Seal 06GT”, “Seal MINI” e “Seal 05EV”. Mas não foi só seu nome que mudou, uma vez que o design do BYD Seal X agora é bem menos arrojado do que o apresentado em Pequim.

 

Os faróis dianteiros seguem os mesmos, grandes e finos, no entanto suas entradas de ar, grandes e divididas de modo agressivo antes, agora tem desenho mais minimalista e relembram uma espécie de presa. Nos lados e atrás o hatch também deixou um pouco de lado seu arrojo, eliminando as aletas laterais e o aerofólio traseiro.

Antes não existiam muitas informações sobre seu trem de força, apenas que ele seria eletrificado, agora elas foram mais detalhadas. O veículo será vendido em opções de motor único, de 217 cv, e duplo, de 421 cv de potência, ambos alimentados pelas baterias Blade da montadora. Outros dados ainda não foram revelados.

 

O registro também mostrou quais serão suas medidas: 4.630 mm de comprimento, 1.880 mm de largura e 1.490 mm de altura, o que o faz ter um porte um pouco maior que seu pretenso rival, o VW ID.3 GTX. Em relação ao seu preço, é esperado que seja em torno dos R$ 300 mil caso o veículo chegue ao Brasil.

Briga com o VW ID.3 GTX

Lançado em março, o VW ID.3 GTX também é um hot hatch elétrico, e talvez o único capaz de fazer força ao futuro BYD Seal X. Isso porque além de ser produto de uma das maiores marcas automobilísticas do mundo, a Volkswagen, o carro traz tração traseira e números de performance que chamam atenção.

O veículo possui duas opções de acabamento em sua linha, a GTX normal e a GTX Performance, as quais tem potências respectivas de 286 cv e 326 cv, além de um mesmo torque de 55,6 kgfm. Para atingir os 100 km/h, a versão de entrada do carro leva 6 segundos, já na de topo o número diminui para 5,6 s.

 

Ambas as variantes têm trem de força alimentado pela mesma bateria, uma íon-lítio de 79 kWh, a qual permite uma autonomia elétrica de 600 km no ciclo WLTP combinado. O visual externo é bem esportivo, com para-choque e entrada de ar com desenho agressivo. Por dentro segue-se a tônica, e chamam atenção seus bancos com detalhes em vermelho, multimídia de 12,9 polegadas e diversos controles sensíveis ao toque.

A rivalidade entre os dois hot hatches, no entanto, deve permanecer exclusiva na Europa. Isso porque a Volkswagen trouxe seus elétricos ao Brasil apenas por assinatura, e eles são somente os ID.4 e a ID.Buzz. Caso desembarque por aqui então, o BYD Seal X não encontrará barreiras para dominar seu segmento

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