Flagra: VW Tarok aparece pela primeira vez e usa roupa de Virtus

Picape usará base do sedan para desenvolvimento de peças, mas lançamento vai demorar
Renan Rodrigues
Por
08.05.2024 às 21:02
Picape usará base do sedan para desenvolvimento de peças, mas lançamento vai demorar

A Volkswagen Tarok já está nas ruas. Não do jeito que se imagina, ou seja, no formato em que será vendida, mas sim usando o Volkswagen Virtus como "mula". O termo "mula" é comumente usado no setor automotivo quando um veículo já conhecido é usado como disfarce para o início do desenvolvimento de outro projeto.

A Fiat Toro, de quem a Volkswagen Tarok será rival, utilizava um Fiat Linea como "mula" durante seus primeiros testes, até a fase de desenvolvimento da carroceria final.

As primeiras imagens da Volkswagen Tarok foram feitas com exclusividade pelo jornalista Renato Maia, do canal Falando de Carro, egentilmente cedidas para a Mobiauto.

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Não é um VW Virtus novo?

A dúvida de muitos leitores é como diferenciar o veículo flagrado do Volkswagen Virtus atual. Há diversas dicas nas fotos. A primeira delas é a imagem lateral: nela é possível ver que a porta traseira está selada e não é funcional.

A segunda dica, ainda na mesma imagem, mostra pára-lamas mais largos, rodas do T-Cross com pneus de uso misto, além de um aparente entre-eixos esticado. Como bem reparou Maia, as bitolas também estão mais largas.

Suspensão de Fiat Strada e inspiração no Fastback

Conforme revelamos no mês passado, a Volkswagen Tarok terásuspensão traseira de eixo rígido, como é na Fiat Strada.

Afinal, esse tipo de suspensão é bem mais parrudo para esse tipo de serviço, e garante números melhores de capacidade de carga para uma picape. Atualmente, a Strada leva até 720 kg na caçamba, nas versões 1.3 cabine simples com câmbio manual. Com cabine dupla e mesmo conjunto motriz, o número cai para 650 kg.

Sobre o Fastback, a explicação é simples. Tal qual o SUV cupê da Fiat, a Tarok nascerá menor que o conceito apresentado anteriormente. O Fastback era pra ser um SUV da Toro, enquanto a Tarok era uma picape com base de Tiguan, mas agora será feita com base nos modelos compactos da Volkswagen, ou seja, Polo, Virtus, T-Cross e Nivus.

Aliás, por falar no T-Cross, é com ele que a Tarok deverá compartilhar mais peças, já que dividirão a mesma linha de montagem em São José dos Pinhais, no Paraná.

Resta saber se será usado o motor 1.0 TSI nela, que hoje está aplicado no T-Cross, e que rende até 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque. Ou se a picape chegará aqui já com o novo motor 1.5 TSI Evo 2, de 150 cv e 25,5 kgfm.

Quanto a eletrificação, caso receba já no lançamento, a usina deve ter um sistema leve por aqui, com o alternador e motor de partida sendo trocados por um motor elétrico alimentado por uma bateria de 48V. O mesmo sistema poderá ser aplicado ao 1.5 TSI, que chegará no Brasil pronto para trabalhar com motores elétricos e baterias mais robustas e entregar um conjunto híbrido plug-in.

A Volkswagen Tarok só deve chegar ao mercado entre o final de 2026 e o início de 2027. Até lá, certamente veremos muitos flagras e novidades.

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