Flagra: BYD King já roda em testes no Brasil e será o novo rival do Corolla

Sedan híbrido que promete rodar até 1.200 km com um tanque foi flagrado em terras brasileiras
Vinicius Moreira
Por
01.04.2024 às 09:52
Sedan híbrido que promete rodar até 1.200 km com um tanque foi flagrado em terras brasileiras

O Toyota Corolla pode finalmente ter um rival que ameasse seu reinado no segmento de sedans médios no Brasil. Isso porque o BYD King já foi flagrado rodando em testes em nosso território e está próximo de desembarcar por aqui para desafiar o modelo da marca japonesa.

O flagra foi cedido gentilmente pelo colega João Anacleto, do canal A Roda, no Youtube. Ao que tudo indica, o BYD King chegará ao mercado brasileiro já no segundo semestre deste ano. Caso a vinda do híbrido chinês se confirme, o modelo será o terceiro sedan da BYD no mercado brasileiro. O primeiro foi o Tan e o segundo o Seal.

Você também pode se interessar:

 

O sedan deve chegar ao Brasil vendido em apenas uma versão e pode ter a mesma motorização do Song Plus. O conjunto motriz que pode trazer o consumo para acima dos 26 km/l e 1.200 km com um tanque de combustível, conforme divulgado pela BYD.

Para quem ainda não conhece, a usina usa um motor 1.5 aspirado, que rende 179 cv de potência e 31,9 kgfm de torque, e que combinada ao motor elétrico, entrega a potência de 224 cv. O ponto fraco é que, assim como o Song, a bateria é 8,3 kWh de capacidade, isso faz a autonomia elétrica cair para 46 km, assim como a capacidade recarga. A transmissão é feita pelo câmbio e-CVT. A BYD atesta um 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos.

No entanto, existe também uma expectativa para um sistema um pouco mais evoluído, com baterias maiores para chegar na autonomia de 1.200 km. Para isso, o King teria de chegar por aqui com um conjunto de 18,3 kWh, que em modo apenas elétrico faz o sedan rodar 120 km. A tecnologia permite um carregamento rápido de até 17 kWh em corrente contínua (DC).

Falamos mais acima do consumo do King. Como comparação, as versões híbridas do Corolla, posicionadas como topo de linha do sedan, tem um consumo declarado de 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada, com gasolina, e 12,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada, com etanol, conforme programa de etiquetagem do Inmetro (PBEV). O King não possui motorização flex.

Apesar do segmento de sedans estar em baixa, o Corolla emplacou, sozinho, 42.925 unidades em 2023. O concorrente mais próximo, o Nissan Sentra, somou 4.136 unidades.

Por isso, a estratégia da BYD é posicionar o King com um preço competitivo para rivalizar, principalmente, com a versão híbrida do Corolla que atualmente é oferecido em duas configurações: Altis Hybrid R$ 187,790 e Altis Hybrid Premium R$ 198.890.

  Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários