BYD registra novo Song Plus, jipão raiz, sedan de luxo e hipercarro no Brasil

Novo BYD Song Plus deve chegar no mercado em breve, e os outros modelos ainda não foram confirmados
Diego Dias
Por
07.05.2024 às 11:53
Novo BYD Song Plus deve chegar no mercado em breve, e os outros modelos ainda não foram confirmados

A BYD caiu no gosto do consumidor brasileiro, isso é fato. Tanto que basta consultar o ranking dos carros mais vendidos da Fenabrave para notar como os veículos da gigante chinesa estão conquistando seu espaço. Mas a marca não vai parar por aqui, já que registrou quatro novos carros no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) nesta semana: o novo Song Plus, o jipão raiz Leopard Bao 5, o sedan de luxo YangWang U7 e o hipercarro YangWang U9.

Começando pelo novo BYD Song Plus, que é o segundo carro mais vendido da marca em terras tupiniquins (já emplacou 6.569 unidades até abril). O SUV híbrido plug-in vai ganhar uma reestilização razoável em breve, que foi mostrada já no mercado internacional e que esteve presente no Salão de Pequim.

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Embora o registro de desenho pode indicar apenas uma proteção dele no país, sem compromisso que tal veículo de fato será oferecido no Brasil, no caso do Song Plus a mudança é esperada e pode ocorrer até neste ano ou no mais tardar em 2025. O SUV é um dos modelos de maior volume e tem importância estratégica para a BYD.

BYD Song Plus facelift

Como pode-se ver pelas imagens registradas pela BYD no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o novo BYD Song Plus contará com desenho inspirado no BYD Seal, o sedan intermediário da marca de linhas mais esportivas. Essa inspiração ficará na dianteira do utilitário, que trocará os faróis afilados de linhas mais genéricas para adotar um conjunto óptico mais abaulado e com uma linha fina abaixo, enquanto o para-choque abandona a entrada de ar hexagonal para trazer linhas horizontais na porção central. O capô também é mais curvado e ajuda a mudar bastante o estilo do carro.

Espera-se também que o novo Song Plus receba ainda um novo conjunto de baterias, trocando o pequeno conjunto de 8,3 kWh para adotar uma bateria Blade da montadora de maior capacidade (18,3 kWh). Existe até uma opção com um conjunto mais robusto de 26,3 kWh para melhorar a autonomia elétrica, que chega a 110 km. Resta saber qual opção vai equipar o SUV, que manterá o motor 1.5 híbrido plug-in de até 294 cv.


Bao 5

Com 4,89 metros de comprimento e visual quadradão, o Bao 5 nada mais é do que um jipão raiz da submarca voltada ao off-road chamada de Fangchengbao, que no mercado chinês fica posicionada entre a Denza e a YangWang – essa última a submarca de alto-luxo da BYD. Voltando ao Bao 5, ele traz linhas que remetem ao britânico Defender, como é possível ver nas imagens de registro no INPI.

Chama a atenção o capô elevado, seus faróis horizontais e o para-choque robusto com proteção inferior e bom ângulo de ataque (35 graus). Na lateral as linhas são quadradas também e as caixas de rodas bem proeminentes, enquanto a traseira tem lanternas verticais nas extremidades e o estepe pendurado, como um clássico jipe. O utilitário é esperado em sua versão híbrida plug-in para o Brasil, que soma um motor 1.5 a gasolina a dois motores elétricos que, combinados, entregam até 680 cv e 77,5 kgfm de torque. Para se garantir no off-road, tem nada menos do que três bloqueios de diferencial.

YangWang U7

A BYD registrou também um sedan de alto luxo no Brasil: o YangWang U7. Ainda não há qualquer confirmação oficial de que o sedan elétrico de 5,26 metros será vendido por aqui, mas ele chama a atenção pelas suas linhas que combinam um pouco do Seal na dianteira e do Tan na traseira, ostentando uma lanterna inteiriça e estilo mais classudo. No exterior tem missão de brigar com os alemães BMW i7 e Mercedes-Benz EQ. Para rodar, informações dão conta que terá “módicos” 1.300 cv e 800 km de autonomia com uma carga na bateria.

YangWang U9

Sim, a BYD registrou o desenho de um hipercarro em terras tupiniquins. Trata-se do YangWang U9, um superesportivo elétrico com aproximadamente 1.300 cv de potência e que chama muita a atenção pelo visual agressivo. Ele tem faróis que lembram um bumerangue, saídas de ar no capô, tomadas de ar laterais no estilo de superesportivos italianos e uma imensa asa traseira que parece ter saído diretamente de carros do Grupo GT3 de corrida. Vai ser vendido no Brasil? Ainda não sabemos, mas fica a expectativa de ser ao menos um carro de imagem da BYD por aqui.

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