Toyota Mega Cruiser: o Hummer japonês maior e mais raro que o americano

Apelidado de Hummer japonês, o Toyota Cruiser teve poucas unidades produzidas para civis
Vinicius Moreira
Por
06.05.2024 às 18:18
Apelidado de Hummer japonês, o Toyota Cruiser teve poucas unidades produzidas para civis

Já imaginou poder comprar um jipão, ao melhor estilo Hummer, mais espaçoso e vendido do outro lado do mundo? Esse é o Toyota Mega Cruise, um veículo originalmente feito para as forças armadas japonesas, mas que foi colocado à venda no mercado posteriormente.

Em um anúncio na página @redsunjdm, um Cruiser ano 1998 com 207.000 km rodados está sendo vendido, e o melhor, o vendedor diz que o jipe está disponível para envio no mundo inteiro.

Você também pode se interessar:

O modelo raro tem o mesmo visual caixote do Hummer e nasceu de um projeto voltado para o transporte militar. Porém, tem algumas diferenças que vamos elencar mais abaixo.

Estima-se que mais de 3.000 unidades tenham sido fabricadas entre 1995 e 2001, mas apenas pouco mais de 100 modelos do jipão japonês foram colocadas à venda para civis. Por isso, vai ser muito mais difícil encontrar um Cruiser do que um Hummer por aí.

Mais recentemente, o Cruiser começou a aparecer em sites de leilões, principalmente nos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, uma unidade do jipe chegou a ser vendida por US$ 75.000 (R$ 379.635) em 2022.

Como é o Toyota Mega Cruiser?

Por se tratar de um veículo feito para situações adversas, o Cruiser tem freio a disco ventilados nas quatro rodas, tração integral com bloqueio de conversor de torque. A suspensão é do tipo barra de torção com braço duplo.

Em dimensões, o Cruiser possui 5.090 mm de comprimento, 3.390 mm de entre-eixos, 2.170 mm de largura, 2.105 mm de altura e 420 mm de vão livre do solo. Para efeitos de comparação, esses números representam 40 mm a mais de comprimento e 101 mm mais de entre-eixos que o Hummer.

Outro dado curioso é que mesmo com medidas maiores, o Cruiser tem cerca de 680 kg a menos que o Hummer H1. São 2850 kg contra 3.395 kg, respectivamente.

Quanto ao trem de força do Cruiser, os números talvez não empolguem muito. Afinal, o jipe tem quase três toneladas e tem como propulsor um motor 4.1 turbodiesel de quatro cilindros, que rendem 150 cv de potência e 38,9 kgfm de torque. Já o Hummer tem motor 6.5, que rende 195 cv de potência e 54 kgfm de torque.

A transmissão do Toyota Cruiser é a automática de quatro velocidades, mas o Cruiser ainda possui uma subtransmissão com bloqueio do diferencial central de duas velocidades.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários