Nissan confirma “picape de meia tonelada” contra Fiat Toro

Modelo usará base da futura geração da Renault Oroch para conquistar o mercado brasileiro
Renan Rodrigues
Por
27.03.2024 às 16:35
Modelo usará base da futura geração da Renault Oroch para conquistar o mercado brasileiro

Além do novo Nissan Kicks, a fabricante japonesa confirmou algumas informações sobre seu futuro. A marca pretende lançar 30 modelos até 2030, sendo 16 modelos híbridos e elétricos, além de outros 14 com motores exclusivamente a combustão.

Entre esses modelos há um que interessa muto ao Brasil. Estamos falando de uma futura picape intermediária da Nissan com base na próxima geração da Renault Oroch, que foi antecipada pelo conceito Niagara.

Você também pode se interessar por:

Desde fevereiro de 2023, a Mobiauto garante que a nova geração da Renault Oroch ganhará uma variante da Nissan. Durante o lançamento do Renault Kardian, em outubro do ano passado, a informação foi novamente confirmada com direito a revelação de Makoto Uchida, CEO da Nissan.

Segundo o executivo: “Iremos crescer nossa linha ao utilizar a competência da Renault em picapes de meia tonelada, no caso, a recém-revelada Niagara”.

Propulsor made in Brasil

Assim como a Renault Oroch, a picape da Nissan deverá usar o 1.3 TCe, que passará a ser fabricado no Brasil. A informação foi confirmada pelo presidente da Renault na América do Sul, Luiz Fernando Pedrucci.

Essa notícia confirma outra informação trazida pela Mobiauto no começo de setembro: a nacionalização do motor 1.3 TCe está ligada a nova família de compactos-médios da Renault. Entre eles a versão de produção da picape Niagara e até a segunda geração do Nissan Kicks em suas versões de topo.

Picape de meia tonelada

Vale ressaltar que o termo “picape de meia tonelada” é justamente uma referência à capacidade de carga de picapes intermediárias, que geralmente são capazes de carregar em torno de 600 kg.

Já o movimento de aproveitar a fabricação e a plataforma de um modelo para produzir outro de uma marca parceira, é conhecido e amplamente aplicado no Brasil, a exemplo da Stellantis, que produz Fiat Toro, Ram Rampage e os Jeep Renegade, Compass e Commander com a mesma plataforma.

A estratégia é compartilhar peças para reduzir os custos de produção de ambos os produtos, aumentando a lucratividade das duas marcas.

Visual do novo Kicks?

Obviamente, visual e demais informações sobre a futura picape ainda são segredos bem guardados pela Nissan. No entanto, o Kicks confirma a adoção de uma nova linguagem visual. Essas duas informações associadas fizeram o designer Kléber Silva, da K Design AG, imaginar que a picape poderá ter o visual baseado na nova geração do Kicks.

Projeção: Kleber Silva/KDesignAG

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários