Toyota GR Corolla mal chegou no Brasil e já mudou no Japão
Lançado no Brasil em julho, o Toyota GR Corolla desembarcou no Brasil como o principal esportivo da divisão Gazoo Racing da marca japonesa, que até então comercializava apenas veículos com pacote visual e uma leve potência extra (caso da Hilux GR-S). A má notícia é que a linha 2024 já mudou no Japão.
As atualizações do hot hatch japonês são comedidas, mas trazem mudanças importantes para o GR Corolla 2024. Visualmente ele continua idêntico ao modelo vendido no Brasil, a não ser por uma nova cor adicionada ao catálogo: um belo tom de azul metálico chamado de Cyan Metallic. No Brasil, o esportivo pode ser comprado nas cores branca, preta, vermelha ou cinza. Mas não é só isso.
Você também pode se interessar por:
- Toyota GR Corolla vendido no Brasil será o único no mundo com estepe
- Toyota GR Corolla: 9 itens animalescos do hot hatch que queríamos no sedan
- Honda Civic Type R é o mais fraco do mundo no Brasil e a culpa é nossa
- Honda Civic Type R 2023, o hot hatch de 300 cv em 11 detalhes arrebatadores
Para combinar com a nova cor disponível para a carroceria, o GR Corolla destinado ao mercado japonês contará sempre com interior com acabamento preto com costuras em azul, combinação que acaba dando um efeito contrastante.
Novidades escondidas
Houve ainda mudanças fora do alcance dos olhos: a Toyota afirma que o esportivo passa a contar com novos parafusos na suspensão dianteira, direção e caixa de câmbio. Segundo a marca, os novos parafusos dessa região têm agora uma flange em forma de nervura, enquanto os parafusos aplicados na suspensão traseira trazem uma cabeça mais larga.
O resultado disso de acordo com a marca japonesa é uma melhor rigidez de fixação, sem contar que acabam afetando diretamente a dinâmica do GR Corolla 2024, pois a Toyota garante que agora há uma resposta aprimorada na direção e também melhor estabilidade.
Outra alteração atingiu o duto de ar do para-choque dianteiro localizado nos cantos da peça, que foi reformulado para melhorar o fluxo de ar direcionado para as rodas. A montadora afirma que essa mudança resultou numa redução do arrasto aerodinâmico, bem como a estabilidade de direção e a capacidade de manobra.
Tiragem limitada (de novo)
O novo GR Corolla 2024 terá um número limitado de unidades à venda no Japão: serão apenas 500 unidades, ao menos até o final deste ano – culpa da escassez de semicondutores. Assim como aconteceu com o modelo de lançamento por lá, os proprietários serão escolhidos por meio de um sorteio. O esportivo é vendido por 5.250.000 ienes, o que numa conversão direta fica em R$ 178.815.
O que não muda é o que está debaixo do capô, assim o GR Corolla 2024 mantém seu motor 1.6 turbo a gasolina de três cilindros com generosos 304 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Como um bom esportivo raiz, tem câmbio manual de seis marchas e até seletor de tração, podendo rodar com tração integral (50:50), uma pegada mais dianteira (60:40) ou traseira (30:70).
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.
Outras notícias
- Novidades sobre carros
Toyota GR Corolla mal chegou no Brasil e já mudou no Japão
- Novidades sobre carros
Volkswagen Amarok ganha desconto e fica mais barata que Ram Rampage
- Novidades sobre carros
Hyundai Creta 2025 mal chegou e já está mais caro; veja os preços
- Novidades sobre carros
VW T-Cross 2025: todos os detalhes da versão Highline em 27 fotos exclusivas
- Novidades sobre carros
BYD Shark: Picape quer incorporar Ford para brigar com Hilux
- Novidades sobre carros
Renault Kwid 2025 fica mais caro e Fiat Mobi volta a ser o mais barato do Brasil
- Novidades sobre carros
Volkswagen Golf fará 50 anos com nova versão GTI no dia 31
- Novidades sobre carros
VW Jetta vira alvo de furto do ACC e custo é muito maior que do Nivus
- Novidades sobre carros
Por que a BYD Shark não levará carga como uma picape a diesel no Brasil