Novo Renault Kardian pode roubar as vendas de VW Nivus e Fiat Pulse?

O Renault Kardian teve bom começo de vendas, mas há dificuldades difíceis de serem superadas
Renan Rodrigues
Por
07.05.2024 às 17:01
O Renault Kardian teve bom começo de vendas, mas há dificuldades difíceis de serem superadas

O Renault Kardian finalmente chegou às lojas e teve seu primeiro mês cheio de vendas. O desempenho foi razoável, já que foram emplacadas 1.581 unidades. Esse número é superior a modelos como Citroën C3 Aircross e Honda City.

Você pode se interessar por: 

No entanto, será que o Renault Kardian tem o suficiente para roubar vendas do Volkswagen Nivus, que lidera essa fatia do mercado, além do principal rival, o Fiat Pulse? O volume ainda está distante, já que o Nivus foi emplacado em 5.259 oportunidades, enquanto o Pulse foi vendido 3.539 vezes. No entanto, o francês tem alguns truques na manga, mas também terá algumas dificuldades.

Entendendo o segmento

Apesar do crescimento de SUVS, é preciso diferenciar o mercado. Atualmente, especialmente dentro das fabricantes, há uma divisão entre o segmento “B” e “B Plus”. O primeiro é formado por Renault Kardian, Volkswagen Nivus, Fiat Pulse e Kia Stonic.

Já o “B Plus” é formado por SUVs compactos tradicionais, ou seja, Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Honda HR-VRenaultDuster, Caoa Chery Tiggo 5X e Nissan Kicks.

Renault Kardian x Fiat Pulse x Volkswagen Nivus – vantagens do Kardian

Como o Renault Kardian chegou depois dos rivais, ele precisava entregar mais do que os dois para se destacar. E isso se confirmou. Há alguns itens e características que o destacam em relação aos concorrentes.

1)     Rack de teto funcional

 

Pode parecer uma bobagem, mas a barra de teto do Kardian poderá ser um trunfo de vendas. Além dos 380 litros de porta-malas, o teto é capaz de levar 80 kg de bagagem.

2)     Sensor de ponto cego
Os auxílios ao condutor estão cada vez mais comuns. No entanto, só o Kardian tem sensor de ponto cego. O equipamento é ausência até mesmo em veículos maiores.

3)     1.0 turbo mais torcudo

O Kardian tem o 1.0 turbo mais torcudo do mercado. São 22,4 kgfm de torque, mais que os 20,4 kgfm entregues por VW Nivus e Fiat Pulse. É mais até que Chevrolet Tracker e Hyundai Creta.

4)     Freio de estacionamento eletrônic
Nessa categoria, apenas o Fiat Pulse Abarth, que custa mais de R$ 150 mil, dispõe desse item. Já o Kardian oferece de série.

5)     Espaço

São 2,60 metros de entre-eixos, a maior medida do segmento com alguma sobra. Fiat Pulse tem meros 2,53 m, enquanto o Volkswagen Nivus chega a 2,56 m e o maior entre os rivais diretos, o Kia Stonic, tem 2,58 m. 

Renault Kardian x Fiat Pulse x Volkswagen Nivus – desvantagens do Kardian

1)     Central multimídia

Apesar de ter Apple CarPlay e Android Auto sem fio, a central do Renault Kardian é a mais lenta dos três e com menos recursos.

2)     Painel de instrumentos
Enquanto o Volkswagen Nivus ostenta um ótimo painel digital, o do Fiat Pulse não está no nível do Volkswagen, mas também é melhor que o do Kardian, que só leva vantagem por ter o item como de série, mas a qualidade da imagem e as personalizações são muito limitadas.

3)     Desconfiança do câmbio

O câmbio do Renault Kardian é o único do tipo automatizado de dupla embreagem. Apesar de amplamente usado na Europa, esse tipo de transmissão teve problemas no Brasil, como os diversos casos de defeitos envolvendo owershift, da Ford, e DSG, da Volkswagen.

4)     Preconceito francês
A Renault está tentando voltar a ter carros sofisticados no mercado brasileiro. A marca teve seu melhor momento quando vendia carros com fama de robustos, mas com projetos mais simples, liderados pela romena Dacia.

5)     Número de concessionárias

Outro ponto que deve impactar na capacidade da Renault vender o Kardian é o número de pontos de venda. Enquanto a Fiat detém 537 lojas, maior rede do país, enquanto a Volkswagen tem 500 pontos de vendas e o Renault Kardian está disponível em apenas 300.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários