Ram 2500, picape gigante de R$ 380.000, está vendendo mais que VW Amarok

Picape teve gama de opções enxugada no ano passado, e motor V6 não teve força suficiente para manter volume de vendas
Renan Bandeira
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14.03.2021 às 11:00
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Picape teve gama de opções enxugada no ano passado, e motor V6 não teve força suficiente para manter volume de vendas

A vida da Volkswagen Amarok não está nada fácil no mercado nacional. A picape teve o pior desempenho de vendas entre todas as médias em fevereiro último, ficando atrás das rivais Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton.

Se a comparação com as concorrentes diretas deixa a picape da marca alemã em posição desconfortável, o caso fica ainda pior quando visto que ela teve menos unidades emplacadas que a Ram 2500 no período: 115 vs 26 emplacamentos, segundo a associação dos concessionários (Fenabrave).

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Vale lembrar que a Ram 2500 nem é da mesma categoria: é uma picape de porte grande, um degrau acima de Amarok e companhia, e que é vendida em versão única Laramie, a partir de R$ 376.990 - mais de R$ 100 mil mais cara que a versão mais completa da picape média da marca alemã, Extreme, que custa R$ 270.100.

No final do ano passado, a Volkswagen recalibrou o motor V6 3.0 turbodiesel do modelo, passando-o dos antigos 225 cv e 56,1 kgfm para 258 cv e 59,1 kgfm. O modelo ainda ganhou um sistema overboost que, durante 10 segundos, entrega 272 cv para otimizar ultrapassagens.

Picape teve gama de opções enxugada no ano passado, e motor V6 não teve força suficiente para manter volume de vendas

Isso tornou a Amarok a picape mais potente do segmento médio, e passou a ser a esperança da marca para que o modelo ganhasse fôlego no segmento, já que segue há 11 anos na primeira geração e já demonstra cansaço visual.

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Nem mesmo o ganho de cavalaria deu força suficiente para a picape superar as oponentes nas vendas. Os dados da Fenabrave mostram que ela registrou pouco mais de 10 mil emplacamentos no acumulado de 2020, ficando em quarto lugar no ranking da categoria, mas bem distante do pódio:

1) Toyota Hilux: 32.394 emplacamentos

2) Chevrolet S10: 26.639

3) Ford Ranger: 19.833

4) VW Amarok: 10.617

No levantamento parcial de vendas de 2021, somando os emplacamentos de janeiro e fevereiro, o caso é ainda mais crítico: a Amarok teve apenas 214 unidades emplacadas. Quase metade das vendas da Ram 2500 com 419, e só 3,6% do volume de vendas da líder Hilux no período. Veja ranking das médias:

1) Toyota Hilux: 5.964 emplacamentos

2) Chevrolet S10: 4.122

3) Ford Ranger: 3.233

4) Nissan Frontier: 1.659

5) Mitsubishi L200: 1.244

6) VW Amarok: 214

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Picape teve gama de opções enxugada no ano passado, e motor V6 não teve força suficiente para manter volume de vendas

Não se sabe o motivo por trás da queda brusca das vendas, mas a responsável pode ser a redução da gama oferecida. Antes, além das opções equipadas com motor V6, a picape tinha variantes com preços mais acessíveis, movidas pelo motor 2.0 turbodiesel com calibrações de 140 cv e 180 cv.

Durante a apresentação da Amarok com novo motor no ano passado, a Volkswagen afirmou que deixaria a gama mais enxuta, mantendo apenas o propulsor 2.0 TDI de 180 cv junto do renovado 3.0 V6.

O 2.0 equiparia a configuração de entrada Comfortline e seria opcional na Highline, que também tem o V6. Porém, no site da marca, essas opções nunca ficaram disponíveis, e só podem ser encontradas as versões de topo Highline e Extreme, com preços entre R$ 255 mil e R$ 270 mil. 

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