Novo VW Tiguan europeu tem itens que o nosso 2024 nem sonha

Tecnologia e conforto chegaram em peso na nova geração europeia, porém não adianta ter esperança de que esses itens chegarão por aqui
LF
Por
26.09.2023 às 20:08 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Tecnologia e conforto chegaram em peso na nova geração europeia, porém não adianta ter esperança de que esses itens chegarão por aqui

A VW confirmou recentemente a volta do Tiguan no Brasil, o SUV que chegará ao Brasil na segunda quinzena de novembro segundo informações exclusivas da Mobiauto. No entanto, terá um visual diferente do que o SUV tem na Europa, e para a nossa tristeza, os itens de série também nem se comparam.

Antes de falarmos sobre os itens de série, é importante ressaltarmos, não é apenas o visual que é diferente, os modelos estão em gerações distintas. Enquanto o modelo que virá ao Brasil é de segunda geração, com facelift para se diferenciar do que já foi vendido aqui, o europeu está indo para a terceira geração e a aplicará um design parecido com o do elétrico ID.4.

Você também pode se interessar por:

A primeira grande diferença é a motorização, enquanto no Brasil o SUV irá utilizar um motor 2.0 turbo de 182 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, as versões da nova geração no velho continente contarão com diversas versões de motores.

Entre os motores para a Europa estão o 2.0 TSI com 154 ou 204 cv de potência, o motor 2.0 TDI de 150 ou 193 cv de potência. Além de configurações híbridas leves com sistema de 48 volts, e até mesmo híbridos do tipo plug-in que gera uma potência combinada de 204 ou 272 cv, a depender da versão escolhida.

Além do conjunto mecânico inferior, o esquema de suspensão também será diferente. Enquanto o Tiguan europeu pode receber o chamado DCC Pro, um sistema de amortecimento variável que dispõe com duas válvulas por amortecedor, o modelo importado do México amortecedores tradicionais e suspensão independente nos dois eixos.

No interior, mais semelhanças com o ID.4, a multimidia flutuante tem 15 polegadas e layout semelhante aos presentas na família dos elétricos da fabricante alemã. Já o modelo vendido no Brasil é mais similar ao que foi oferecido anteriormente por aqui, tem 9 polegadas e está encravada no painel.

Porém, as grandes novidades dos itens de série da nova geração estão no conforto. Itens como sistema adaptativo de controle de chassi (DCC) e assistente de estacionamento remoto auxiliam o motorista no dia a dia, além do banco do motorista contar com função de massagem, causando inveja nos demais ocupantes e nos futuros proprietários do Tiguan no Brasil.

No quesito tecnologia, o SUV contará com faróis matrix full LED (mesma tecnologia encontrada no Polo GTS), com 19.200 LEDs por farol. Além de Sistema Head-up display de projeções no para-brisa, apesar do console 100% digital, este, provavelmente, equipará o modelo importado para o mercado brasileiro.

Comentários