Estes são os 5 carros que a Renault fará no Brasil com R$ 1,1 bilhão

Marca anunciou investimentos na fábrica do PR até o primeiro semestre de 2022. Mas não espere (ainda) pelos sucessores de Sandero e Logan
LF
Por
03.03.2021 às 09:00
Marca anunciou investimentos na fábrica do PR até o primeiro semestre de 2022. Mas não espere (ainda) pelos sucessores de Sandero e Logan

A Renault anunciou nesta semana um investimento de R$ 1,1 bilhão na fábrica de São José dos Pinhais (PR). O valor será usado para a renovação de cinco produtos, mais o lançamento do motor 1.3 turbo desenvolvido em parceria com a Mercedes, que no Brasil será flex e terá potência acima de 160 cv, mas inicialmente virá importado.

Segundo o comunicado divulgado pela fabricante, o dinheiro será usado para a “renovação de veículos da gama atual”, com cinco novidades até o primeiro semestre de 2022, daqui a menos de um ano e meio. Por isso, não contempla nenhum produto inédito.

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

Os substitutos de Sandero e Logan, lançados como novos Dacia Sandero e Logan na Europa, mas que receberiam outro nome em nosso mercado - Clio e Taliant eram os principais candidatos – e, por isso mesmo, podem ser considerados modelos inéditos, estão fora da conta.

Aliás, os investimentos para o segmento de veículos compactos na América Latina estão sendo revisados pela marca, conforme já anunciado pelo atual CEO mundial da marca, Luca de Meo. Se vierem, os novos Clio e Taliant (ou quaisquer nomes que venham a ter) não chegarão antes do final de 2022, mas o mais provável é que fiquem para o ano seguinte.

Leia também: Carros para PCD: Bolsonaro suspende isenção de IPI acima de R$ 70.000

Marca anunciou investimentos na fábrica do PR até o primeiro semestre de 2022. Mas não espere (ainda) pelos sucessores de Sandero e Logan
Dupla de compactos baseada novos Dacia Sandero e Logan europeus, e que aqui receberiam novos nomes, não está contemplada neste ciclo

Também não se pode colocar na lista o futuro SUV compacto a ser posicionado abaixo do Duster, aproveitando a plataforma CMF-B dos substitutos de Sandero e Logan. Este segue igualmente com o projeto congelado.

Já o SUV de sete lugares Bigster, apresentado como conceito sob a insígnia da Dacia no “Renaultlution”, plano global de reestruturação da marca até 2025, com promessa de 24 novos produtos lançados em todo o mundo no período, está mais forte no radar. 

No entanto, sua possível vinda ao Brasil sob a marca Renault ficará para uma próxima rodada de investimentos, junto com o mini-SUV e os novos hatch e sedan compactos, todos construídos a partir da plataforma modular CMF-B. Isso acontecerá entre 2023 e 25.

Sendo assim, quais serão os cinco modelos contemplados pelo mais recente ciclo de renovação da Renault no Brasil? A Mobiauto faz suas apostas. Confira:

Leia também: Avaliação: Caoa Chery Tiggo 8 é mesmo a 8ª maravilha do mundo?

Novo Captur 1.3 turbo

Marca anunciou investimentos na fábrica do PR até o primeiro semestre de 2022. Mas não espere (ainda) pelos sucessores de Sandero e Logan

Conforme adiantamos em agosto do ano passado, a reestilização de meia vida do Captur chegará ao mercado no fim do primeiro semestre deste ano, provavelmente em junho. As mudanças visuais serão discretas, mas marcarão a estreia do motor 1.3 TCe flex, justamente o propulsor turbo anunciado pela empresa.

Estamos falando de um quatro-cilindros turbocomprimido com injeção direta, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. E que, inclusive, já é usado no país pelos novos Classe A hatch, Classe A Sedan e pelo recém-lançado GLA. No caso dos Renault ele será flex e deverá ter potência acima de 160 cv, com torque próximo a 25,5 kgfm.

A Renault também promete revolucionar o interior do novo Captur, munindo-o de materiais mais nobres de acabamento. O objetivo é descolá-lo de vez da fama de “Duster com outra casca” e dar a ele um ar mais sofisticado. Isso mais seu porte generoso formarão a receita para posicioná-lo como um rival de melhor custo-benefício contra o novo Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos no segmento compacto-médio. 

Veja como é o Renault Captur atual

Leia também: Carros mais vendidos em fevereiro: Onix tem última glória antes do colapso

Novo Kwid

Marca anunciou investimentos na fábrica do PR até o primeiro semestre de 2022. Mas não espere (ainda) pelos sucessores de Sandero e Logan

Fruto de um projeto indiano, o “SUV dos compactos” prometia revolucionar o segmento de carros de entrada no Brasil. No começo, de fato proporcionou um certo impacto, mas as limitações o fizeram perder fôlego e apelo no mercado varejista.

A Renault quer revigorá-lo com um facelift a ser lançado no fim deste ano. Nele, o Kwid ganhará uma nova dianteira, seguindo a tendência do conjunto óptico dividido em dois níveis e com direito a luz diurna de LED. Outra novidade será a adoção do motor 1.0 SCe três-cilindros aspirado flex de 79/82 cv (gasolina/etanol) usado por Sandero e Logan.  

Ele substituirá o atual 1.0 de 66/70 cv do Kwid atual, que possui comando de válvulas simples, sem variação nem na admissão nem no escape. Já o cabeçote usado por Sandero e Logan varia o tempo de abertura tanto na admissão quanto no escape. Com isso, ganha entre 12 e 13 cv de potência e é mais eficiente em consumo.

Por fim, o Kwid terá o tempo de abertura de seus airbags laterais aprimorado a fim de melhorar a nota em segurança nos testes de colisão do Latin NCAP.

Veja como é o Renault Kwid atual

Leia também: VW Taos faz Tiguan perder motor 1.4 e custar mais de R$ 220.000

Nova Master

Marca anunciou investimentos na fábrica do PR até o primeiro semestre de 2022. Mas não espere (ainda) pelos sucessores de Sandero e Logan

Lançada em 2013 no Brasil, a atual geração da van Master está para completar oito anos de mercado sem receber nenhum tipo de atualização. Ela virá ainda este ano, provavelmente entre os lançamentos do Captur e do Kwid. Chegará, inclusive, com atraso, visto que o cronograma original era para que ela viesse já no ano passado. O coronavírus atrasou tudo.

Com a renovação (que manterá a mesma plataforma), a Renault passará a produzir nacionalmente quase toda a carroceria da van, que antes tinha parte da estamparia vinda importada da França. 

Ela continuará a ser oferecida nas configurações chassi (para inserção do implemento que o comprador quiser), furgão, vitrè (laterais envidraçadas) e micro-ônibus. O motor tampouco deve mudar: 2.3 turbodiesel de 130 cv de potência e 31,7 kgfm de torque, ligado a câmbio manual de seis marchas. Quem sabe não pinta também uma opção 1.3 turboflex com caixa CVT? 

O visual será o mesmo da nova Master apresentada em 2019 na Europa, e que inclusive já foi registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Veja como é a Renault Master atual

Leia também: Novo Nissan Kicks Sense, Advance e Exclusive: detalhes em 27 fotos

Nova Duster Oroch

Marca anunciou investimentos na fábrica do PR até o primeiro semestre de 2022. Mas não espere (ainda) pelos sucessores de Sandero e Logan

A picape do Duster anda meio esquecida, mas uma profunda renovação visual, baseada na nova geração do SUV lançada no ano passado, está programada para o primeiro semestre de 2022. O projeto se chama U79 PH2.

A reestilização fará a Oroch herdar o visual e a cabine do novo Duster, além do motor 1.3 TCe turboflex do Captur. Sua capacidade de carga, em atuais 650 kg, deve ser ampliada para a faixa entre 700 e 800 kg, enfim condizente com o porte do modelo.

Resta saber se a Oroch ainda vai querer se posicionar como rival da Fiat Toro ou se assumirá de vez como concorrente da Fiat Strada e da VW Saveiro. Sua faixa de preços e a presença ou não de tração nas quatro rodas (que a matriz B0 do Duster permite aplicar) é que vão responder essa pergunta.

Veja como é a Renault Duster Oroch atual

Leia também: Sucesso lá fora, SUV popular pode ser a salvação do mercado brasileiro

Duster 1.3 turbo

Marca anunciou investimentos na fábrica do PR até o primeiro semestre de 2022. Mas não espere (ainda) pelos sucessores de Sandero e Logan

Este deve ser o último da lista, chegando junto com a nova Oroch ou até mesmo depois dela. O Duster vai adotar o mesmo motor a ser estreado pelo Captur e pela própria picape nas versões de topo, embora continue sendo posicionado abaixo do SUV com o qual compartilha plataforma em faixa de preços.

Veja como é o Renault Captur atual

Dois elétricos como cereja do bolo

Marca anunciou investimentos na fábrica do PR até o primeiro semestre de 2022. Mas não espere (ainda) pelos sucessores de Sandero e Logan

No plano de investimento também constam dois modelos 100% elétricos, ambos importados. O primeiro é a reestilização de meia vida do compacto Zoe, que deve ser apresentada nos próximos meses com motor mais potente, bateria com maior capacidade e mudanças no visual externo e na cabine.

Leia também: Como apps de delivery fizeram moto virar transporte mais letal de SP

O propulsor de 92 cv e 22,4 kgfm passará a entregar 135 cv e 25 kgfm. Além disso, a capacidade da bateria saltará dos atuais 41 kWh para 52 kWh, propiciando um aumento da autonomia de 300 km para 390 km, segundo o ciclo europeu WLTP. E finalmente será possível recuperar a energia armazenada em um carregador rápido de até 50 kW. Antes, só usando tomada trifásica.

Por dentro, destaque para a enorme central multimídia semiflutuante com tela quadrada e para o volante que... é o mesmo dos nossos atuais Sandero, Logan e Duster. 

Marca anunciou investimentos na fábrica do PR até o primeiro semestre de 2022. Mas não espere (ainda) pelos sucessores de Sandero e Logan

Já o segundo... Bem, este ainda é o grande mistério do plano, mas apostaríamos na versão de produção do conceitos Morphoz ou na do Mégane e-Vision. Isso porque ambos são maiores e mais sofisticados que o Zoe, ajudando a justificar o preço que será cobrado.

Veja como é o Renault Zoe atual

Você também pode se interessar por:

Comparativo: qual versão do novo Renault Duster vale mais a pena?
Kwid 2022 decreta morte do carro 0 km abaixo de R$ 40 mil
Sandero chega à linha 2022 abandonando de vez o motor 1.6
Assinar um Kwid custará R$ 869 ao mês e um Duster, R$ 1.699 

renault
renault investimentos Brasil
novo Renault Captur turbo
novo Renault Duster turbo
nova Renault Duster Oroch
novo Renault Kwid
nova Renault Master
novo Renault Zoe
Renault elétrico
carro SUV
SUV médio
SUV compacto
SUV Renault
carro de entrada
carro popular
picape
van
furgão

Comentários