Fiat vai produzir SUV elétrico chinês na Europa para brigar com BYD

Carro chegará ao mercado europeu como fruto de parceria entre empresas e possui duas versões de motorização
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01.03.2024 às 22:12 • Atualizado em 29.05.2024
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Carro chegará ao mercado europeu como fruto de parceria entre empresas e possui duas versões de motorização

Com o intuito de avançar em seu projeto de eletrificação, a Fiat fechou parceria com a Leapmotors para exportar seus veículos para o resto do mundo, e os primeiros frutos da ação poderão ser vistos em breve. Isso porque rumores apontam que a montadora já prepara o lançamento do Leapmotor C10 para o próximo verão europeu.

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O veículo é um SUV elétrico e híbrido plug-in e sua fabricação possivelmente será na fábrica de Mirafiori. Dentro do mercado chinês, o carro chegou a ¥ 151,800 em sua versão mais básica (cerca de R$ 105 mil na conversão atual).

Sua chegada à UE aconteceu graças a joint-venture criada entre as duas empresas, a Leapmotor International, na qual a Stellantis tem 51% de participação e a Leapmotor os outros 49%.

Ainda não existem preços definidos para os mercados do velho continente e não há expectativa de lançamento do SUV para o Brasil. O que se sabe, é que o modelo que chegará a Europa será o mesmo já comercializado na China.

Com base em suas dimensões, espera-se que o C10 brigue no segmento dos SUVs médios dentro do mercado europeu, como o BYD Seal U. Elas são: 4.739 mm de comprimento, 1.900 mm de largura e 1.680 mm de altura.

Sobre seu acabamento, o interior é minimalista, com uma tela flutuante de 14,6 polegadas e um painel de instrumentos digital em uma tela de 10,25 polegadas. A central multimídia e sistemas opcionais, como de direção autônoma, são feitos pelo sistema operacional Leapmotor OS 4.0.

Tanto na versão elétrico quanto na plug-in o motor EV é o mesmo, ele se encontra no eixo traseiro e possui 228 cv de potência e torque de 32,6 kgfm.

A bateria do conjunto 100% EV é do tipo LFP e tem capacidade de 69,9 kWh, a qual fornece 530 Km, no ciclo CLTC chinês, de autonomia ao veículo.

O propulsor a gasolina presente na configuração plug-in tem função de recarregar a bateria, não sendo conectado às rodas do carro. Sua potência é de 94 cv e é responsável por ficar alimentando uma bateria LFP de 28,4 kWh, a qual alimenta o propulsor elétrico e tem 210 Km de autonomia elétrica.

Com o tanque de combustível cheio, capaz de reenergizar continuamente a bateria, e carga total, a independência combinada é de 1.190 km no ciclo CLTC.

Ainda existem dúvidas quanto a comercialização dessa versão plug-in dentro da Europa, uma vez que nenhum modelo com esse “extensor de autonomia” foi importado ao velho continente ainda.

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