Fiat Strada, carro mais vendido do Brasil, decepciona em teste de segurança

Teste do Latin NCAP apontou problemas estruturais nas colisões frontais e laterais. Picape ganha apenas uma estrela de cinco possíveis
Renan Rodrigues
Por
20.10.2022 às 16:01
Compartilhe:
Teste do Latin NCAP apontou problemas estruturais nas colisões frontais e laterais. Picape ganha apenas uma estrela de cinco possíveis

Apesar de toda a evolução apresentada na segunda geração, a Fiat Strada não conseguiu melhorar tanto no quesito segurança, ao menos não aos padrões exigidos pelo Latin NCAP. A picape teve seu teste revelado hoje e recebeu apenas uma estrela de cinco possíveis.

A entidade testou uma unidade com cabine simples e outra com cabine dupla e se surpreendeu com diferenças entre as versões. Graças aos assentos, as notas foram consideravelmente distantes, especialmente para a proteção e adultos. 

 Anuncie seu carro na Mobiauto  

Teste do Latin NCAP apontou problemas estruturais nas colisões frontais e laterais. Picape ganha apenas uma estrela de cinco possíveis

A versão de cabine simples, equipada com dois airbags frontais, controle eletrônico de estabilidade (ESC) como padrão alcançou 47,47% em ocupante adulto, 22,08% em ocupante criança, 40,23% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 41,86% em sistemas de assistência à segurança.

A versão de cabine dupla, com quatro airbags (dois frontais e dois laterais de cabeça e tórax) e ESC como equipamento padrão alcançou 41,39% em ocupante adulto, 52,96% em ocupante criança, 40,23% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 48,84% em sistemas de assistência à segurança.

Estrutura instável e airbag deficitário 

Teste do Latin NCAP apontou problemas estruturais nas colisões frontais e laterais. Picape ganha apenas uma estrela de cinco possíveis

De acordo com a entidade, o impacto frontal mostrou uma estrutura instável, incluindo a área dos pés. Já no teste impacto lateral contra poste, os airbags laterais, presentes somente nas versões de cabine dupla, mostraram acionamento incorreto e tamanho reduzido. 

Dessa maneira, há alta probabilidade de ferimentos com risco de vida. O Latin NCAP alerta que apenas ter o equipamento de segurança não significa que ele funcionará bem. 

Teste do Latin NCAP apontou problemas estruturais nas colisões frontais e laterais. Picape ganha apenas uma estrela de cinco possíveis

Outro ponto ressaltado pelo Latin NCAP diz respeito aos bancos. Durante o teste de proteção contra a chicotada cervical, a entidade detectou que as versões com cabine dupla possuem um bom resultado, enquanto as configurações de cabine simples mostram proteção pobre. Isso acontece graças a construção diferente dos bancos, o que causou estranheza ao Latin NCAP. 

Vale lembrar que Volkswagen Nivus e Honda WR-V foram testados na última rodada. O SUV da marca alemã conseguiu cinco estrelas, enquanto o modelo da fabricante japonesa ficou com apenas uma. 

Você também pode se interessar por:

Como nova Chevrolet Montana terá porte de Toro usando cabine do Tracker
Jeep Renegade 2022: de R$ 120.000 a R$ 160.000, veja versões e itens de série
Fiat Toro 2022: cinco coisas que queríamos que mudasse na picape
Nova Fiat Strada: os principais problemas, segundo os donos

Comentários