A incrível Saveiro TSI com painel de Polo que a VW nunca quis lançar
A VW Saveiro recebeu novidades para a linha 2024, porém, decepcionou o público ao continuar sem motor turbo e muito menos câmbio automático. Ambos os equipamentos encontrados na Fiat Strada, principal rival da veterana. Porém, existe uma Saveiro única no Brasil que seria o sonho de muito entusiasta da picape alemã.
Trata se de uma Saveiro que foi totalmente modificada e que se fosse vendida pela fabricante como original de fábrica no Brasil certamente teria sues compradores. A Saveiro em questão tem motor turbo TSI, câmbio automático e interior do VW Polo, além de outras especificações do hatch.
Você também pode se interessar por:
- VW Saveiro Robust 2024: o que tem (ou não) a picape mais barata do Brasil
- O que VW Saveiro Extreme 2024 perde para custar R$ 9.000 menos que a Cross
- Fiat Strada Ultra Turbo 200 2024 anda mais que Montana e ainda reboca carga
- Fiat Strada: 7 inovações corajosas da picape além do motor turbo
O motor turbo também é do primo, o 200 TSI faz com que a picape tenha 116 cv de potência na gasolina e 128 cv no etanol. O torque é o mesmo: 20,4 kgfm com ambos os combustíveis. A melhor parte é que a grande maioria das adaptações do motor foram estilo plung and play, ou seja, não foram necessárias grandes modificações na plataforma.
Antes de falarmos do interior da Saveiro, vamos falar de outros incrementos mecânicos e visuais externos que ela roubou do Polo. A picape possui o mesmo sistema de frenagem do hatch, ganhando freios a disco nas rodas traseiras. A picape também é equipada com controle eletrônico de tração e estabilidade, retrovisor com ajustes elétricos e chave presencial. A Saveiro recebeu também novos faróis e lanternas.
Partindo para a parte de dentro da picape, temos basicamente um Polo com casca de Saveiro, o painel abriga a central multimidia VW Play que exibe imagens câmera de ré e gráficos dos sensores de estacionamento traseiros e dianteiros.
O painel de instrumentos é o Active Info Display, com tela de 10,25 polegadas configurável. Há ainda bancos de couro, volante multifuncional com paddle shifits, acabamentos do painel com black piano e até mesmo piloto automático.
Todas essas tecnologias fazem essa Saveiro ser realmente especial. Por um lado, seria maravilhoso ver uma picape dessas aqui no Brasil, por outro, se uma Saveiro convencional R$ 114 mil, imagine um projeto desses quanto sairia.
Imagens: Reprodução/@BF///MS
Jornalista Automotivo