Novo Renault Kardian pode ter motor 1.3 turbo do Duster contra Pulse Abarth
O Renault Kardian, SUV compacto da marca francesa que será lançado oficialmente na próxima semana para brigar com o Fiat Pulse e VW Nivus, está sendo apresentado aos poucos pela empresa. Por enquanto a novidade estreará no Brasil somente com o motor turbo 1.0 TCe de até 125 cv, mas o 1.3 turbo do Duster é perfeitamente aplicável no novo Kardian, que pode ter versão esportiva contra o Pulse Abarth.
Antes de mais nada vale relembrar qual a motorização utilizada pelas três versões (Evolution, Techno e Premiere Edition) do novo Renault Kardian. Debaixo do capô todas as configurações contam com o motor 1.0 turbo de três cilindros, flex, que rende 120/125 cv (G/E) a 5.000 rpm e 20,4/22,4 kgfm de torque a 2.000 rpm. A transmissão é automatizada de dupla embreagem de seis marchas, banhada a óleo.
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A questão é que a Renault tem na prateleira o motor quatro cilindros 1.3 turbo, conhecido 1.3 TCe que equipa tanto o Duster quanto a Oroch em suas versões mais caras. Durante a coletiva de imprensa do lançamento do Kardian recentemente, a marca francesa acabou revelando uma combinação interessante e que seria viável futuramente para o Kardian.
Isso porque foi questionado na apresentação do novo SUV compacto o motivo do Kardian ser lançado no Brasil com transmissão automatizada de dupla embreagem e o Duster não, já que ele combina o 1.3 TCe a um câmbio automático tipo CVT e custa mais caro que o SUV compacto novato.
O interessante é que a Renault deixou escapar que o motor turbo 1.3 TCe é perfeitamente compatível com o novo câmbio automatizado de dupla embreagem, batizado de EDC pela fabricante. Ou seja, imaginar que a Renault produza um Kardian Alpine (a sigla R.S não pode ser mais utilizada porque a Renault Sport virou Alpine) em um segundo momento não é algo distante.
Vale repassar a força do propulsor 1.3 turbo, que no Duster e Oroch rende uma potência de 162/170 cv (G/E) a 5.500 rpm e um torque de 27,5 kgfm a 1.600 rpm. Na aceleração de 0 a 100 km/h do Duster, por exemplo, a prova é cumprida em apenas 9,2 segundos de acordo com dados de fábrica. Isso com o utilitário pesando 1.278 kg em ordem de marcha, um desempenho louvável para um SUV com transmissão CVT.
Agora corta para um hipotético Renault Kardian Alpine com o mesmo motor 1.3 turbo de até 170 cv do Duster, mas pesando razoavelmente menos e equipado com a transmissão automatizada de dupla embreagem EDC, que basicamente é a mesma caixa DW23 usada em carros da Renault na Europa como o hot hatch Mégane R.S e o esportivo Alpine A110. Pronto, temos um SUV esportivo para brigar de igual com o Pulse Abarth, que ostenta um 1.3 turbo de até 185 cv e 27,5 kgfm.
Não há dúvida que seria um ótimo substituto moderno para o saudoso Sandero R.S. Agora é dar tempo ao tempo para a Renault ganhar volume de mercado com o novo Kardian e justificar a produção de uma variante esportiva que, sem dúvidas, sempre leva o consumidor até a concessionária – mesmo que no final do dia ele leve para casa a versão mais básica.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.