Novo Honda CR-V é registrado no Brasil e será rival do RAV4 ainda em 2023

SUV médio da marca japonesa aparece em patente, terá rodas diferentes, mas deve desembarcar aqui como híbrido, igual ao Civic atual, para brigar com rival da Toyota
Renan Bandeira
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18.04.2023 às 11:12 • Atualizado em 29.05.2024
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SUV médio da marca japonesa aparece em patente, terá rodas diferentes, mas deve desembarcar aqui como híbrido, igual ao Civic atual, para brigar com rival da Toyota

A Honda registrou o novo CR-V de sexta geração no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), nesta terça-feira (18). O SUV cotado para chegar neste ano ao Brasil para ser o terceiro híbrido da marca – depois de Accord e Civic e:HEV – aparece em registro com visual um pouco diferente das opções eletrificadas vendidas em Canadá e Estados Unidos. 

Aparentemente, para o nosso mercado, o novo Honda CR-V terá rodas do tipo estrela, e não as palitadas e pintadas de preto das versões híbridas vendidas na América do Norte, indicando que não teremos, por enquanto, a opção com visual mais esportivo do SUV. 

O visual é o mesmo que já foi apresentado fora do país, com faróis mais afilados, grade mais robusta e lanternas que lembram a da atual geração vendida no Brasil, mas em uma espécie de releitura para ficarem mais modernas. 

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Por dentro, o novo CR-V deve entregar muito do que já vemos no Civic e:HEV, com cluster de instrumentos com tela digital colorida de 7”, multimídia flutuante com conexão de Android Auto e Apple CarPlay, painel minimalista com saídas de ar-condicionado escondidas, freio de estacionamento eletrônico, volante de mesmo design do sedan, entre outros detalhes. 

Claro que o modelo deve trazer ainda o Honda Sensing, pacote de assistências de condução e segurança que já está presente na família City, e que integra a lista de equipamentos do HR-V, irmão menor, desde as versões de entrada.  

Além disso, o SUV deve oferecer também o Honda MyConnect, aplicativo que permite o motorista controlar uma série de funções do carro via celular. 

Novo Honda CR-V será híbrido? 

Fora do Brasil, o SUV médio é vendido em duas motorizações, sendo as opções mais baratas 1.5 turbo a gasolina de 190 cv e 24,7 kgfm, enquanto as mais caras carregam o trem de força híbrido, com um 2.0 aspirado a gasolina trabalhando em conjunto com dois motores elétricos, que geram, juntos, 207 cv e 34,1 kgfm. 

As rodas da versão não são as mesmas das versões e:HEV vendidas em outros mercados, colocando em pauta uma possível opção com motorização turbo, de entrada. No entanto, como a marca também vai lançar por aqui o ZR-V, SUV menor posicionado acima do HR-V, é pouco provável que o CR-V tenha uma configuração desse tipo no mercado brasileiro. 

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Vale lembrar ainda que a Honda já havia confirmado - há exatamente um ano - que o CR-V e:HEV desembarcaria no Brasil em 2023. Desde aquele momento, o modelo já era cotado para ser o terceiro híbrido na marca, em sua ofensiva de eletrificação. O Honda Accord foi o primeiro produto desse tipo, e a montadora apresentou, no início deste ano, o Civic com a mesma motorização. 

Dessa forma, podemos esperar que a fabricante repetirá a estratégia aplicada no Civic por aqui, vendendo o SUV médio em versão única e híbrida, mesmo que tenha tíquete mais elevado que o dos rivais – e rodas diferentes.  

O novo CR-V e:HEV deve ter cifras próximas as que vemos no Toyota RAV4 Hybrid, que hoje parte de R$ 329.390. 


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