Nova Ford Transit chega com câmbio de F-150 e versão elétrica

Marca reafirma posicionamento anunciado no fechamento das fábricas e aumenta portfólio de veículos comerciais
Renan Rodrigues
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04.11.2022 às 18:00 • Atualizado em 29.05.2024
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Marca reafirma posicionamento anunciado no fechamento das fábricas e aumenta portfólio de veículos comerciais

Desde que fechou suas fábricas no Brasil, a Ford deixou claro que seus investimentos seriam em SUVs, picapes e veículos comerciais. Agora, a marca estadunidense anunciou novidades para o mercado brasileiro nesse último segmento. 

A primeira delas já era conhecida e prometida, a E-Transit, versão elétrica do furgão da Ford. A configuração tem motor elétrico de 269 cv e 63,8 kgfm de torque.

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No entanto, as baterias de 67 kWh garantem apenas 317 km de autonomia. Segundo a Ford, isso não é um problema, já que a ideia é o uso urbano, onde, em média, um veículo comercial roda 120 km por dia. 

A recarga pode ser feita em até 35 minutos em corrente contínua (DC) de 115 kW. No wallbox, que tem corrente alternada (AC), o tempo previsto é de 8 horas. 

Neste caso, o foco da marca é reduzir custos de operações para frotistas. Segundo as contas da Ford, o custo operacional é 40% menor, comparando tanto o custo de recarga em relação ao de abastecimento de uma van a diesel quanto os custos de revisão e manutenção. 

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Transit a diesel automática 

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Pela primeira vez no Brasil, uma van terá configuração automática. E não é qualquer câmbio. A Transit ganhará a caixa automático de 10 marchas que equipa o muscle Mustang já vendido no Brasil e a picape F-150 que será lançada no país em 2023. Que, por sinal, é um câmbio de origem GM e também está presente no atual Chevrolet Camaro.

Já o motor é o 2.0 turbodiesel EcoBlue com 170 cv de potência e torque de 41,3 kgfm. A tração é traseira e a capacidade de carga é de 1.151 kg. A transmissão estará disponível também nas versões minibus, voltada para passageiros, em carrocerias de 15 ou 18 lugares. 

Segundo a Ford, a ideia é aumentar conforto dos motoristas, além de reduzir custos de manutenção, já que o plano de revisão prevê troca de óleo da transmissão após 250.000 quilômetros rodados ou dez anos de uso, o que vier primeiro.

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Transit chassi

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Encerrando as novidades, a Ford apresentou a Transit Chassi. Como o nome diz, essa versão é preparada para receber implementos rodoviários. 

Pensando nisso, a Ford já estuda com sua engenharia local todas as possibilidades para a van. A empresa espera atender 40% do mercado que não eram atendidos pela marca.

Dessa maneira, após crescer 12% entre os minibus e 4% entre vans, a Ford espera novo aumento nas vendas em 2023, mas não deixou claro o quanto vai crescer no próximo ano.

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