Nova Chevrolet Montana começa a embalar e já vende mais que S10

Lançada em fevereiro, picape intermediária achou seu espaço no mercado; cenário também mostra que S10 clama por novidades
Diego Dias
Por
13.10.2023 às 12:00
Lançada em fevereiro, picape intermediária achou seu espaço no mercado; cenário também mostra que S10 clama por novidades

Estamos já em outubro. Os números de vendas de setembro foram fechados e, com eles, vieram surpresas. Não é exagero dizer que 2023 é o ano das picapes, já que nos últimos meses o mercado nacional recebeu uma enxurrada de modelos com esse tipo de carroceria. Um dos principais lançamentos é a nova Chevrolet Montana, que mês a mês vem conquistando seu espaço e ampliando seu volume de vendas.

Com o fechamento do penúltimo trimestre em setembro, a nova Montana acabou ultrapassando em vendas, pela primeira vez, a prima maior S10. Esta vem caindo nos emplacamentos à espera de uma nova reestilização, que chegará ao Brasil em meados de 2024. Terá visual inspirado na irmã de plataforma americana Colorado.

Você também pode se interessar por:

Segundo dados da Fenabrave (Fenabrave Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores), a Montana já é a quinta picape mais vendida do Brasil. De fevereiro, mês de lançamento da terceira geração, até setembro, a picape compacta-média vendeu um total de 22.350 unidades. O número representa uma média de 2.793 unidades por mês. Confira a lista completa de versões e preços da Montana:

Chevrolet Montana 2024 – Preços

  • Chevrolet Montana 1.2 turbo 2024: R$ 121.790
  • Chevrolet Montana LT 1.2 turbo 2024: R$ 127.190
  • Chevrolet Montana LTZ 1.2 turbo AT 2024: R$ 140.890
  • Chevrolet Montana Premier 1.2 turbo AT 2024: R$ 148.890
  • Chevrolet Montana RS 1.2 turbo AT 2024: R$ 151.890

Esse montante vendido da nova Montana mostra que o mercado recebeu bem a nova geração da picape, que cresceu nesta terceira geração para ficar num segmento intermediário de dimensões e preço. Já a Chevrolet S10 vendeu, nos primeiros nove meses de 2023, o total de 19.425 unidades, ou 2.925 picapes a menos em relação à irmã menor lançada no início deste ano.

Pelo jeito, a estratégia da Chevrolet de posicionar a Montana entre a Fiat Strada e a Fiat Toro vem dando certo. Quando pegamos o recorte das caminhonetes mais comercializadas nos nove primeiros meses de 2023, a Montana já aparece na quinta colocação, mesmo não estando em catálogo em janeiro ou fevereiro.

Nos emplacamentos acumulados até setembro, ela só fica atrás de VW Saveiro (34.008), remodelada recentemente, Toyota Hilux (34.048) e as próprias Toro (38.095) e Strada (86.638). Esta última, aliás, não basta ser a picape mais vendida do Brasil, como também é o veículo leve mais emplacado do país num geral.

Porém, quando viramos o recorte para os emplacamentos no varejo, ou seja, em concessionárias, sem contar as vendas diretas a empresas e locadoras, a nova Montana sobe para o terceiro lugar no acumulado entre as picapes. São 12.057 exemplares emplacados nessa modalidade nos três primeiros trimestres de 2023, atrás apenas de impressionantes 22.816 da Hilux e 23.525 da Strada. E à frente das 9.557 da Toro. 

Esse novo cenário revela como o mercado de picapes intermediárias vem ganhando espaço no mercado nacional, sendo uma opção versátil aos SUVs compactos que ficam na mesma faixa de preço.

Porém, vale dizer também que a tomada à frente da Montana perante a S10 é porque a picape média sente o peso da idade e está sem novidades há algum tempo. Mas isso vai mudar, já que está previsto para 2024 a chegada da nova S10, que sofrerá sua última reestilização na atual geração para durar mais alguns anos no mercado.


Comentários