Monotrilho da BYD em São Paulo contará com vagões diferentes; entenda

Fabricante chinesa vai operar em mais uma modalidade de transporte no Brasil
Vinicius Moreira
Por
08.05.2024 às 17:39
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Fabricante chinesa vai operar em mais uma modalidade de transporte no Brasil

A BYD acaba de finalizar a primeira composição que fará parte da futura Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, que vai operar no modal de monotrilho, como a atual Linha 15-Prata. Nas imagens, foi possível ver o interior do monotrilho e constatar que a configuração de bancos terá uma disposição não muito usual no transporte público paulista.

Com a parceria entre BYD e Governo de São Paulo, além de veículos de passeio e ônibus elétricos, agora a montadora chinesa também vai operar no segmento de trens para transporte de passageiros no Brasil. A entrega da composição do monotrilho da Linha 17-Ouro está programada para o próximo mês de julho.

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Nova disposição de bancos

Para quem já utilizou as linhas mais antigas do Metrô (Azul, Verde e Vermelha) e CPTM de São Paulo já é comum se deparar com as configurações dos bancos mais tradicionais. Geralmente, são dois assentos contrapostos na região das janelas, enquanto os demais lugares costumam variar de acordo com a linha.

Já no novo monotrilho feito pela BYD especialmente para a Linha 17-Ouro, a composição dos assentos algo nos moldes do que vemos hoje na Linha 15-Prata do monotrilho, que neste caso tem composições produzidas pela Bombardier. São linhas com cinco e quatro assentos aparentemente sem estofamento.

O monotrilho é composto por cinco carros, nos quais a primeira e última composição possui 21 assentos, enquanto as demais contam com 24 assentos. O total é de 114 assentos por composição, que pode transportar 616 passageiros no total.

Em dimensões, a composição do monotrilho da BYD tem 3,2 metros de largura, com o último e primeiro carro medindo 13,5 metros de comprimento e os intermediários com 10 metros. Essa metragem não conta a área de passagem entre os vagões que é de 0,95 metro. Ao todo, são 60,8 metros de comprimento.

Também há a abertura para o fluxo entre os carros, assim como já ocorre na CPTM, na Linha 4-Amarela, Linha 5-Lilás e Linha 15-Prata. Cada vagão tem duas portas com 1,6 metro de cada lado, totalizando quatro por carro.

Os trens serão equipados com ar-condicionado, câmeras de vigilância, iluminação de LED e todo o aparato necessário de segurança e comunicação já presente nas demais composições.

Assim que chegar ao Brasil, o monotrilho da BYD vai iniciar o período de testes. A unidade é a primeira de um lote de 14 composições que foram encomendadas pelo Governo do Estado de São Paulo. O próximo monotrilho está previsto para chegar também neste ano, enquanto o restante deve desembarcar no país em 2025.

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