Flagra: Ram Rampage causa espanto com surpresas na caçamba e lanterna

Tamanho da caçamba e easter egg nas lanternas são destaques em mais recente flagra da picape caçula da marca, que está perto de ser revelada
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05.06.2023 às 03:06 • Atualizado em 29.05.2024
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Tamanho da caçamba e easter egg nas lanternas são destaques em mais recente flagra da picape caçula da marca, que está perto de ser revelada

A Stellantis começou a intensificar a estratégia de lançamento da Ram Rampage, picape compacta-média derivada da Fiat Toro e que servirá como porta de entrada da marca do carneiro no Brasil. Com estrutura monobloco e porte similar ao da Ford Maverick, ela será revelada ainda na segunda quinzena de junho, quando entra em pré-venda.

O mais recente flagra da Rampage, divulgado pelo perfil @fca_fan_brazil no Instagram, mostra um comboio de protótipos com camuflagem zebrada passeando na Bahia. Vale lembrar que o nome, embora forte candidato a ser adotado pela caminhonete, cujo código de projeto é o 291, ainda não foi oficializado pela fabricante e pode ser outro.

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Voltando a falar do flagra, a imagem de traseira exibe a caçamba quase por inteira. O volume do compartimento surpreendeu os seguidores da página por ser aparentemente tão acanhado quanto o da irmã Toro.

Como o comprimento da Rampage será maior, a solução pode significar a priorização do espaço interno da cabine. Afinal, uma de suas principais missões é ser uma picape mais palatável em uso urbano. Como consolo, serve o fato de ela contar com protetor de caçamba, item de série que a rival Maverick esqueceu.

Todavia, ela terá capacidade de carga de 1 tonelada na versão 2.0 MultiJet turbodiesel de 170 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, mesma calibração adotada pelo Jeep Commander. Afinal, é o mínimo que a legislação brasileira exige para permitir que uma caminhonete seja movida a diesel em nossas ruas.

Já a configuração 2.0 Hurricane, que deve beber apenas gasolina, chegando a quase 270 cv de potência e mais de 40 kgfm de torque, tende a entregar uma capacidade na faixa entre 600 e 700 kg. A promessa, aqui, é de uma capacidade de reboque mais generosa.

Outro detalhe curioso está nas lanternas de LED com um singelo easter egg: um desenho no miolo da peça lembra a bandeira dos Estados Unidos, país de origem da marca Ram. Qualquer similitude com a BMW, que projeta a bandeira do Reino Unido na família Mini, não parece ser mera coincidência.

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Quatro versões, dois estilos de grade


Confirmando as previsões, a Ram Rampage terá dois estilos diferentes de grade, ao estilo das primas maiores 1500 Rebel e Limited: uma em filetes horizontais cromados e outra em preto fosco, com um “bigode” proeminente. Já as versões serão quatro: Bighorn, Laramie, Rebel e R/T.


Apesar de aproveitar boa parte da estrutura da Toro, incluindo colunas A e B, para-brisa, suspensão (dianteira McPherson e traseira B-Link) e caixas de roda frontais e freios dianteiros a disco (os traseiros também têm disco, diferentemente dos tambores traseiros da Toro), a Rampage terá muitos elementos próprios de estamparia e estilização.

Capô, portas laterais, para-lamas e toda a carroceria da coluna B para trás serão novos. Na suspensão, conjuntos de mola e amortecedor mais robustos ajudarão a dar a ela uma maior altura geral e em relação ao solo.

Os faróis serão full-LED com projetores e ajuste de altura do facho. Por dentro, volante e quadro de instrumentos digital herdado dos Jeep Compass e Commander, console central elevado com freio de estacionamento eletrônico e seletor giratório de marchas, além de central multimídia flutuante horizontal em tela tátil de 12 polegadas.

O acabamento terá muito couro e até alcântara, enquanto a configuração de cabine será sempre dupla. Na comparação com a Toro, a Rampage deverá crescer alguns centímetros em todas as dimensões, ainda que ficando com porte abaixo de picapes médias sobre chassi, como a Toyota Hilux.

Com o câmbio automático de nove marchas da ZF e sistema de transmissão herdado das irmãs de plataforma Small Wide 4x4, a Rampage oferecerá tração 4x4 em todas as versões, incluindo reduzida (na primeira marcha) e opção de bloqueio de diferencial, inexistente na Toro.

A produção da Ram Rampage será em Goiana (PE), junto dos demais produtos de mesma matriz já fabricados no complexo nordestino.

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