Flagra: nova Chevrolet Montana carrega muito do Tracker na cabine

Primeiras imagens gerais do interior mostram que terceira geração da picape herdará mais componentes do SUV do que se imaginava
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14.10.2022 às 12:25 • Atualizado em 29.05.2024
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Primeiras imagens gerais do interior mostram que terceira geração da picape herdará mais componentes do SUV do que se imaginava

A própria General Motors vem divulgando aos poucos informações e teasers da nova Chevrolet Montana, ao mesmo tempo em que já permitiu que jornalistas fossem ao seu Campo de Provas de Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), para conhecer de perto alguns protótipos da terceira geração da picape.

Promovida de compacta a compacta-média, a nova Montana parece mesmo ter a Renault Oroch com sua principal concorrente no mercado.

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Prova disso é o flagra divulgado na noite da última quinta-feira (13) de maneira conjunta pelos perfis @gessnermotors e  @mentirasautomotivas, com imagens feitas pelo seguidor Otávio Leite (@olc_81) justamente em um estacionamento de Indaiatuba.

Leite conseguiu obter as primeiras imagens gerais da cabine do modelo. Antes, a GM já havia antecipado imagens da central multimídia e das guarnições das portas dianteiras da picape. Não à toa, são itens que se diferenciam de todos os outros produtos nacionais da Chevrolet construídos sobre a plataforma modular GEM.

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Os itens de acabamento que a nova Montana herdou do Tracker

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Agora, as fotografias de Otávio Leite mostram que há muitos outros componentes compartilhados com o Tracker na cabine. O flagra dos bancos dianteiros deixa claro que ambos são os mesmos do SUV, com mudanças apenas no acabamento externo. 

Da mesma forma, a picape herdará do irmão o volante, o quadro de instrumentos analógico com computador de bordo digital monocromático ao centro, as chaves de seta e limpador de para-brisa, os comandos do ar-condicionado digital, a manopla de câmbio (com entorno em preto brilhante, como no Tracker Premier), a alavanca do freio de estacionamento e até o baú com apoio de braço no console central.

Na segunda fileira, o banco traseiro também parece quase todo compartilhado com o do Tracker LT, que não possui apoia-braço central com porta-copos. A diferença mais visível está nos encostos de cabeça laterais, aparentemente maiores na picape do que no SUV.

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O que é inédito na cabine da nova Montana

Primeiras imagens gerais do interior mostram que terceira geração da picape herdará mais componentes do SUV do que se imaginava

Voltando ao painel, as imagens sugerem que o desenho dos difusores centrais do ar terão desenho diferente. Já a central multimídia será nova, como a própria fabricante divulgou, e parcialmente destacada da peça, integrando-se ao nicho do cluster através de uma peça com acabamento em preto brilhante.

As portas laterais devem ganhar guarnições internas mais sofisticadas que as do Tracker tanto à frente quanto atrás, conforme sugere a camuflagem presente inclusive nas duas portas traseiras. Isso confirma uma estratégia que vem sendo apontada pela Mobiauto para a nova Montana desde maio de 2021.

Aliás, em termos de dimensões, a nova Montana deve ocupar um posicionamento intermediário entre a Oroch e a Toro, com promessa de uma cabine e uma caçamba maiores que as da rival da Renault. Por isso, toda sua estamparia é diferente do Tracker.

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Projeto simples e funcional

Primeiras imagens gerais do interior mostram que terceira geração da picape herdará mais componentes do SUV do que se imaginava

E, conforme divulgamos em primeira mão em abril deste ano, a picape da Chevrolet terá suspensão traseira por eixo de torção, uma solução mais simples e barata do que as arquiteturas independentes usadas por suas duas principais concorrentes. Isso praticamente anula a chance de ela ter tração 4x4.

Também ratifica o caráter funcional do projeto, voltado a um custo-benefício agressivo no segmento. Por esse mesmo motivo – e contrariando nossas primeiras apostas –, a nova Montana deve trazer sob o capô apenas o motor 1.2 três-cilindros 12V turboflex com injeção indireta de combustível, o mesmo do Tracker Premier. São 132 cv de potência com gasolina e 133 cv com etanol, sendo 19,4 e 21,4 kgfm de torque, respectivamente.

Primeiras imagens gerais do interior mostram que terceira geração da picape herdará mais componentes do SUV do que se imaginava

Ele virá em casamento já conhecido nas versões de topo, com o câmbio automático de seis marchas originário da própria GM. Nas de entrada, haverá uma combinação inédita desse propulsor com uma caixa manual de seis velocidades.

A Chevrolet promete que a nova Montana manual será a “mais rápida da categoria”, em uma clara comparação com a Renault Oroch 1.6 SCe manual de 120 cv. Já a automática será “a mais econômica”, aí em relação tanto à Oroch 1.6 automática quanto ao mesmo modelo equipado com motor 1.3 TCe turboflex de até 170 cv, bem como à Toro Turbo 270 de até 185 cv.

A Nova Chevrolet Montana será lançada no primeiro semestre de 2023 e deve ser o carro do campeão do Big Brother Brasil 23, visto que a GM tomou da Fiat o lugar de patrocinadora automotiva do reality show da Rede Globo.

Imagens: Otávio Leite/Gessnermotors/MentirasAutomotivas

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