Fiat Uno Mille SX Young era pé de boi bem mais caro que Mobi completo
Considerado carro de gênio em seus anúncios de lançamento, o Fiat Uno trazia em 1984 como grande trunfo seu espaço interno e soluções criativas como cinzeiro deslizante no painel, limpador de para-brisas único e todos os comandos do painel a mão por teclas, que eliminava a necessidade de o motorista tirar as mãos do volante para acionar, isso sem falar no pioneirismo em oferecer o computador de bordo opcional.
Dentre tantas versões, o Fiat Uno revolucionou o mercado no início de 1990 com o lançamento do Uno Mille, e com este, foi o grande responsável pela explosão de carros populares nas ruas das próximas duas décadas, lê-se décadas de 90 e 2000.
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Uma simples redução de 40% para 20% na alíquota do IPI vigente viabilizou o lançamento do primeiro carro popular dos novos tempos.
Baseado no Uno S, o Uno Mille teve alguns itens retirados, como: servo-freio, saídas de ar laterais, cambio de 5 marchas, inclinador do encosto, apoio de cabeça, tampa do porta-luvas e acionamento elétrico do limpador de para-brisas.
Como opcionais, oferecia: acendedor de cigarros, protetor para o motor e câmbio, bancos reclináveis com apoio de cabeça, câmbio de cinco marchas, filtro de ar adicional, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, protetor do tanque de combustível e servo-freio.
Seu motor era o antigo 1050 do Uno S a gasolina e Fiat 147, mas com a cilindrada reduzida a 994cm³. Oferecia 48,8cv a 5700rpm e 7,4kgfm de torque a 3000rpm.
Um carro tão espartano e fraquinho estaria fadado ao fracasso? A resposta é um sonoro não, e muitas versões começaram a surgir, entre elas, Uno Mille Brio, Mille Electronic (responsável por inaugurar o ar-condicionado no segmento), ELX, I.E, EP, e quando a Fiat lançou o Palio em 1996, cogitou-se uma versão de despedida do Mille, com o lançamento da versão SX.
Equipado com motor injetado com 58cv a 6000rpm e 8,2kgfm de torque a 3000rpm, era 10cv mais forte que o primeiro Mille de 1990. O Mille SX trazia apenas o básico: bancos dianteiros reclináveis, calotas, para-brisa laminado e volante espumado - sim, as montadoras enchiam muita linguiça ao falar dos equipamentos de série.
Existiam opcionais como ar-condicionado, rádio toca fitas, vidros verdes, retrovisores externos com regulagem interna, vidros, elétricos, limpador e desembaçador do vidro traseiro, travas elétricas, vidros laterais basculantes (para as 2 portas), desembaçador com ar quente e protetor do cárter, além das 4 portas e pintura metálica. Tal estratégia não abalou suas vendas.
Custando R$ 9.950,00 zero Km pelo Mille SX 2 portas (equivalente hoje a R$ 86.664,45), e com consumo médio de 11,31km/l gasolina, a Fiat se deparou com algo inesperado: 2 produtos bons de venda na prateleira, onde o Palio ganhou seu público e o Mille manteve seus fiéis clientes.
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Para confirmar isso, ainda em 1997 foi lançado o Mille SX Young, uma versão intermediária com 2 portas e adesivos da versão na carroceria.
Trazia de série revestimento exclusivo dos bancos e forros de porta, painel de instrumentos diferenciado com fundo branco e termômetro de temperatura, tabelier cinza, pneus 165-70R13 (o SX comum ainda trazia os pneus 145SR13), para-choques cinza, vidros verdes, retrovisores externos com regulagem interna, limpador e desembaçador do vidro traseiro, travas elétricas, vidros laterais basculantes (para o modelo 2 portas), desembaçador com ar quente e protetor do cárter.
Trazia os mesmos opcionais disponíveis da versão SX comum, e uma proposta de outras opções de adesivo na carroceria, desconhecidas na prática.
Um tanto raro, principalmente hoje em dia, o Mille SX foi sucedido pela versão EX no final de 1998 e o SX Young foi descontinuado no início de 1999.
E pensar que, o modelo “raiz” do Uno sairia de linha apenas em 2013, e seu nome sobreviveria até 2021, consagrando-o como o segundo carro mais vendido do Brasil, com 3,2 milhões de unidades vendidas.
Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.
Leonardo França é formado em gestão de pessoas, tem pós-graduação em Comunicação Empresarial e Marketing Digital, e vive o jornalismo desde a adolescência. Atua há 18 anos com gestão e consultoria automotiva, auxiliando pessoas a comprar carros em ótimo estado e de maneira racional. É criador dos canais Autos Originais e Auto e Autos…
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