Exclusivo: Citroën ëC4 X pode ser próximo elétrico da Stellantis no Brasil

Sedan cupê médio cheio de estilo já foi registrado no INPI e pode fazer parte da promessa de lançamentos de eletrificados até 2025
Renan Rodrigues
Por
30.05.2023 às 22:00 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Sedan cupê médio cheio de estilo já foi registrado no INPI e pode fazer parte da promessa de lançamentos de eletrificados até 2025

Em setembro de 2022, a Stellantis prometeu ao Brasil o lançamento de sete veículos híbridos e elétricos até 2025. Desde então, a única novidade apresentada foi o Peugeot e-2008. Ele se somou a outros modelos já vendidos aqui, como Fiat 500e, Peugeot e-208 (ambos elétricos) e Jeep Compass4xe(híbrido plug-in), além dos comerciais elétricos Citroën ë-Jumpy, Peugeote-Expert e Fiat e-Scudo.

Outros produtos chegaram a ser especulados, como a variante elétrica do Citroën C3, mas prontamente negado pelo grupo. O Jeep Grand Cherokee 4xe, que a marca prometeu em abril do ano passado, está previsto, mas ainda não chegou. Outro que está carimbado para nosso mercado é o Abarth 500e, versão esportiva do compacto elétrico.

No entanto, a Citroën também pode entrar nessa corrida e trazer o seu primeiro carro de passeio elétrico ao Brasil. Trata-se do ëC4 X, que mistura elementos de SUV com sedan e caimento do teto como um cupê, lembrando bastante a silhueta do Fiat Fastback.

Você pode se interessar por:

Apesar das poucas informações a respeito da chegada, um dos indícios está nas respostas da Stellantis. Quando consultada a respeito do C3 elétrico, o conglomerado foi efusivo e negou prontamente seu desembarque. Sobre o ëC4 X, a resposta foi um evasivo “não comentamos sobre especulações”.

A cara do C3, mas muito mais estiloso

Assim como a nova família C3, que será complementada em breve no Brasil pelo SUV C3 Aircross e o sedan cupê C3 X, o ëC4 X segue o mesmo padrão de design. Por isso, vemos na dianteira o conjunto óptico dividido em duas partes, com luzes de condução diurnas na linha limite do capô e as caixas dos faróis mais abaixo, posicionadas no para-choque. 

A traseira inspirou o nosso C3 Aircross, com as lanternas em formato de “C”. Essa é a parte que mais se destaca no SUV, justamente por causa da sua queda acentuada estilo cupê da terceira coluna de sustentação da carroceria. Sim, o estilo dele é o mesmo do Fiat Fastback e do VW Nivus. 

A diferença, claro, está nas dimensões, já que o ë-C4 X é maior. São 4,60 cm de comprimento; 1,52 cm de altura; 1,80 cm de largura; e 2,67 cm de entre-eixos. O Fastback tem, respectivamente 4,43 cm (-17 cm); 1,54 cm (+2 cm); 1,77 cm (-3 cm); e 2,53 cm (-14 cm), respectivamente. 

Por dentro, volante e cluster são bem do jeito que conhecemos. O primeiro segue no meio do caminho entre o formato redondo e quadrado e é todo funcional. O segundo é pequeno, embora seja maior do que os que vemos nos veículos da marca vendidos atualmente no Brasil, e tem tela colorida.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Mas o grande destaque é central multimídia de 19 polegadas e flutuante, posicionada no estilo Peugeot e arqueada para melhor visualização do motorista. Já que falamos da marca do leão, todo o console central lembra bastante os estilos de 208 e 3008. 

Motorização

O motor elétrico é o mesmo dos Peugeot e-208 e e-2008: rende 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque. A bateria de 50 kWh garante 360 km de autonomia em ciclo WLTP. 

De acordo com a Citroën, uma recarga de 10 minutos, em carregador rápido de 100 kW de corrente contínua (DC), disponibiliza 100 km de autonomia para rodagem. Vale lembrar ,ainda que em Portugal o conjunto de bateria tem garantia de oito anos ou 170.000 km. 

Quanto vai custar o ë C4X

Nesse mesmo país, o Citroën ëC4 X é vendido em quatro versões, com preços que variam entre 39.485 euros e 43.485 euros – entre R$ 220 mil e 243 mil. Como referência, um Peugeot e-2008 GT, que temos aqui por R$ 259.900 , é comercializado por lá a 28.890 euros. Dessa forma, se viesse ao Brasil, poderíamos considerar cifras próximas de R$ 300 mil. 

Comentários