Controle de estabilidade será item de série obrigatório

Contran determina que fabricantes acrescentem controle de estabilidade em todos os carros vendidos no Brasil.
Camila Torres
Por
28.05.2019 às 22:09 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Contran determina que fabricantes acrescentem controle de estabilidade em todos os carros vendidos no Brasil.

Controle de estabilidade (ESP ou ESC) será item de série obrigatório em carros nacionais e importados vendidos no Brasil. A obrigatoriedade entra em vigor para veículos novos a partir de 2020 e passa a valer para todos os automóveis em 2022. A nova norma foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) através das resoluções 547 de 2015 e 641 de 2016. A medida tem como objetivo oferecer mais segurança ao motorista e passageiros em situação de risco. 

A obrigatoriedade é de responsabilidade da fabricante e entrará em vigor em 2 etapas. Veículos nacionais ou importados, desde que lançados no Brasil a partir de 2016 devem incluir o controle de estabilidade como item de série a partir de 2020. Já modelos lançados antes de 2016 devem contar com ESP nas unidades 0km a partir de 2022. 

Vale ressaltar que não é possível que o proprietário opte por instalar o controle de estabilidade de forma independente, sendo necessário que o modelo já venha com o sistema de fábrica pela complexidade e especificidade de configuração exigida por cada modelo. 

Qual a importância e como funciona o controle de estabilidade?

O próprio nome já é explicativo. O sistema tem como função manter a estabilidade do carro corrigindo a trajetória do veículo quando necessário. Ajudando a evitar a perda de direção do automóvel pelo condutor. O controle de estabilidade é responsável por aumentar a segurança dos ocupantes do veículo em situações de risco, como frenagens bruscas, curvas fechadas, em mudanças repentinas e agressivas de direção e em pisos de menor aderência.

A tecnologia conta com sensores capazes de identificar rapidamente através das informações recebidas se há algo errado na condução do automóvel. Detectada a instabilidade, o sistema assume automaticamente o controle do veículo. Atuando de formas especificas em cada situação que vão do controle de rotação do motor aos freios. 

Talvez você também se interesse:

Tudo que você precisa saber para ter um carro blindado em 2019
6 Carros 2019 de até 50 mil – Hatch
5 carros sedans novos de até 50 mil
Quanto custa um carro blindado?

Comentários