Chevrolet desiste de hatches e sedans para focar em SUVs e picapes

Produção do Malibu será encerrada esse ano e tradicional sedan cederá seu espaço na linha de montagem para futuro elétrico
DR
Por
09.05.2024 às 21:43 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Produção do Malibu será encerrada esse ano e tradicional sedan cederá seu espaço na linha de montagem para futuro elétrico

A tendência do mercado se inclinar cada vez mais aos SUVs e picapes é nítida. Prova disso é que a Chevrolet decidiu encerrar sua produção de hatches e sedans. No entanto, diferentemente da Ford, que deixou de produzir sedans globalmente faz alguns anos, a decisão da Chevrolet vale apenas para os Estados Unidos, ao menos por enquanto.

 Você pode se interessar por:

Tudo começou quando na última quarta-feira (8) a marca anunciou que o Chevrolet Malibu terá sua linha encerrada na fábrica de Kansas, algo que acontecerá em novembro. Em seu lugar, será produzida a nova geração do Chevrolet Bolt, que virá somente como SUV.

 

O principal motivo para o encerramento da produção do tradicional sedan é facilitar a instalação de novos equipamentos e ferramentas na unidade fabril, isso de acordo com um porta-voz da GM.

Deste modo, após a morte do Malibu, o único carro tradicional que restará da empresa será o Corvette, um superesportivo com mercado mais nichado. Os sedans da General Motors que irão se manter em todo mercado dos EUA serão os Cadillac CT4 e CT5, além do futuro Celestiq, o que reforça ainda mais o compromisso da montadora em focar em veículos de maior valor agregado, ou seja, SUVs e picapes.

 

Vale lembrar que o Malibu é um dos produtos de maior nome e mais tradicionais da montadora. Surgiu em 1964 como uma versão topo de linha do Chevelle e se tornou um modelo próprio em 1978 até sair de linha cinco anos depois, em 1983. Voltou ao mercado em 1997, na sua quinta geração, e se manteve até os dias de hoje, onde se encontra na nona geração.

Situação no Brasil

Como já comentado, a estratégia ainda não vale para o Brasil, o que parece uma decisão acertada visto todo o sucesso de seu modelo Onix no mercado nacional. Tanto sua versão hatch quanto o sedan são figuras constantes nas listas de veículos mais vendidos do mercado brasileiro.

No mês de abril, por exemplo, o Onix acumulou 8.599 unidades emplacadas, já o Onix Plus obteve 6.224 vendas, se colocando respectivamente na 3ª e 6ª posição dentre os carros que mais foram emplacados no último mês.

 

Apesar disso, o Onix parece ser o último bastião da marca contra as picapes e SUVs. Isso porque a produção do Chevolet Cruze foi encerrada no fim de 2023 na Argentina, e agora o sedan sobrevive por aqui a partir de unidades remanescentes no estoque.

É de se lembrar que os últimos lançamentos da marca no Brasil foram os seguintes: Chevrolet Spin, Trailblazer e S10. Além disso, está previsto o lançamento dos SUVs elétricos Blazer EV e Equinox EV, ambos SUVs. Assim, apesar da estratégia ainda se limitar aos EUA, não seria surpresa sua aplicação no Brasil daqui a um tempo.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários