Carros elétricos e híbridos têm melhor trimestre de vendas da história

Vendas de modelos híbridos plug-in crescem no Brasil e associação diz que infraestrutura é principal motivo para alta
Diego Dias
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10.04.2023 às 18:25 • Atualizado em 29.05.2024
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Vendas de modelos híbridos plug-in crescem no Brasil e associação diz que infraestrutura é principal motivo para alta

Nunca os carros elétricos e híbridos venderam tanto no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), este foi o melhor trimestre da história desde o início das análises, iniciadas pela entidade em 2012. 

O fechamento dos números de março confirmou que o aumento sobre o mesmo período de 2022 foi de 50%, o que, na prática, significou 14.787 unidades vendidas em 2023 contra 9.844 unidades do ano passado.  

Comparando os números do primeiro trimestre deste ano com os três mesmos meses de 2021, temos um aumento ainda mais expressivo, com crescimento de 223% (4.582 unidades foram vendidas naquele momento).

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Entre março (5.989) e fevereiro (4.294), temos um crescimento de 39,5%, enquanto o terceiro mês do ano registra alta de 33% nos emplacamentos contra janeiro (4.503). Com essa ascensão nos números de vendas divulgados, a ABVE aponta que o mercado de veículos eletrificados leves no Brasil, o que inclui os elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV), está aquecido. 

Vale lembrar que a associação considera eletrificados leves os automóveis, comerciais leves, utilitários e também os SUVs, sejam eles BEV, PHEV ou HEV – neste último também considerando híbridos e híbridos flex.  

Híbridos plug-in e elétricos em crescimento 

Outro apontamento importante da ABVE é o crescimento dos emplacamentos dos veículos híbridos plug-in, ou seja, que são recarregáveis na tomada. Para se ter dimensão, dos 5.989 veículos eletrificados comercializados em março, nada menos do que 2.172 unidades foram decorrentes de modelos híbridos plug-in, o que significa uma generosa fatia de 36,3%.   

5 híbridos plug-in mais vendidos 

  • Volvo XC60: 504 unidades 
  • Caoa Chery Tiggo 8: 287 unidades 
  • BYD Song Plus: 205 unidades 
  • Audi Q5 PHEV: 157 unidades 
  • Porshe Cayenne: 152 unidades 

Já os elétricos cravaram 587 unidades vendidas entre janeiro e março. Contabilizando os dois tipos de modelos recarregáveis na tomada (BEV e PHEV) temos 2.759 veículos, assim o crescimento foi de 194% sobre março de 2022, quando apenas 939 modelos BEV e PHEV foram vendidos. 

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5 elétricos mais vendidos 

  • Volvo XC40: 117 unidades 
  • BYD Yuan Plus: 85 unidades 
  • BMW iX: 47 unidades 
  • MINI Cooper: 40 unidades 
  • JAC E-JS1: 38 unidades 

Segundo a ABVE, tal desempenho no mercado de eletromobilidade é bastante representativo, e a associação ainda aponta que essa confiança aumentou por conta do maior número de pontos de recarga em todo o país. 

Até dezembro de 2022 haviam 2.950 pontos de recarga públicos espalhados pelo Brasil, mas segundo a ABVE essa infraestrutura aumentará até 2025 para pelo menos 10 mil pontos de recarga.

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Híbridos flex representam boa parte do segmento de HEV 

Os veículos híbridos flex também têm bom volume de vendas no mercado nacional. Prova disso é que, em março último, 2.272 unidades de híbridos flex foram emplacadas no país, número superior aos 958 carros híbridos a gasolina comercializados no período. Ao total, foram 3.230 unidades vendidas no terceiro mês de 2023.  

Vale lembrar que boa fatia das vendas dos veículos híbridos flex é da família Toyota Corolla, com sedan e Cross Hybrid.  

5 híbridos mais vendidos 

  • Toyota Corolla Cross: 1.184 unidades 
  • Toyota Corolla: 583 unidades 
  • Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid: 355 unidades 
  • Toyota RAV4: 176 unidades 
  • Land Rover Discovery: 170 uninidades 

Por fim, a ABVE aponta que a frota circulante total no Brasil de veículos eletrificados está em 141.291 unidades, número contabilizado até março deste ano.

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