Carros com as melhores e piores notas de segurança no Latin NCAP em 2022

Organização promoveu sete testes de colisão durante este ano, tendo os carros da VW como principais destaques positivos e a Fiat Strada com resultado decepcionante
Renan Bandeira
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21.12.2022 às 19:00 • Atualizado em 29.05.2024
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Organização promoveu sete testes de colisão durante este ano, tendo os carros da VW como principais destaques positivos e a Fiat Strada com resultado decepcionante

Depois de anos pensando em desempenho, consumo e preço baixo, o mercado nacional trilha um caminho avaliando agora a segurança dos veículos vendidos no Brasil. Para saber quais produtos são relevantes nesse quesito, o Latin NCAP promove testes de colisão avaliando batida frontal, traseira, lateral e tecnologias dos veículos.

Neste ano, os critérios de avaliação ficaram ainda mais rigorosos. Antes eram analisadas as proteções para adultos e crianças, com base nas colisões citadas acima. A partir de 2021, o órgão cobra que os modelos ainda garantam a boa integridade de pedestres e outros usuários vulneráveis em estradas e tecnologias de assistência à direção. Ou seja, conquistar cinco estrelas é uma tarefa mais difícil.

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Na temporada 2022 de testes, o Latin NCAP colocou sete carros vendidos no Brasil em seu laboratório. Os modelos da VW foram os principais destaques e superaram todos os rivais, enquanto a Fiat decepcionou com seu carro mais vendido no mercado nacional. Veja a lista:


1) Chevrolet Tracker (seis airbags)

Organização promoveu sete testes de colisão durante este ano, tendo os carros da VW como principais destaques positivos e a Fiat Strada com resultado decepcionante

Nota: cinco estrelas

Somando a pontuação do Chevrolet Tracker, ele ficaria com a segunda posição. No entanto, um problema durante os testes chamou atenção, e deve ser levado em consideração. 

Depois da colisão lateral contra poste, constaram fogo no pré-tensionador do cinto de segurança do lado oposto ao da batida. A Chevrolet já realizou um recall sobre isso em abril deste ano. 

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2) VW Nivus (seis airbags)

Organização promoveu sete testes de colisão durante este ano, tendo os carros da VW como principais destaques positivos e a Fiat Strada com resultado decepcionante

Nota: cinco estrelas

Assim como o irmão três-volumes Virtus, o VW Nivus se deu bem nos testes. Somando a pontuação percentual em sua avaliação, o SUV cupê fecha o pódio na terceira colocação. Sua nota mínima foi “adequada” e só por isso não bateu 100%.

3) Toyota Corolla (sete airbags)

Organização promoveu sete testes de colisão durante este ano, tendo os carros da VW como principais destaques positivos e a Fiat Strada com resultado decepcionante

Nota: cinco estrelas

O Toyota Corolla manteve as boas notas nos testes do Latin NCAP mesmo com os novos critérios. Ele foi o único sedan médio testado neste ano, teve boas notas na proteção de crianças, mas pecou para adultos.

4) Kia Sportage (seis airbags)

Organização promoveu sete testes de colisão durante este ano, tendo os carros da VW como principais destaques positivos e a Fiat Strada com resultado decepcionante

Nota: três estrelas

A nova geração do Kia Sportage chegou com tudo no mercado. Trata-se de um híbrido-leve, com visual controverso no exterior e uma boa proposta de equipamentos por dentro.

Na avaliação de colisão, o SUV sulcoreano teve desempenho mediano com três estrelas. Ele já conta com tecnologias e atende aos novos critérios, mas deixou a desejar na proteção para crianças.

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5) VW Polo (quatro airbags)

Organização promoveu sete testes de colisão durante este ano, tendo os carros da VW como principais destaques positivos e a Fiat Strada com resultado decepcionante

Nota: três estrelas

O novo VW Polo já chegou ao nosso mercado, diferente do novo VW Virtus. Com quatro airbags, o hatch compacto também conquistou um resultado mediano, e teve praticamente um empate técnico com o Sportage.

Faltou caprichar um pouco mais na proteção para adultos para se aproximar de Nivus e Virtus. No caso, obviamente, os dois airbags a menos também fazem a diferença.

6) Fiat Strada (dois airbags)

Organização promoveu sete testes de colisão durante este ano, tendo os carros da VW como principais destaques positivos e a Fiat Strada com resultado decepcionante

Nota: uma estrela

As duas configurações de cabine da Fiat Strada foram testadas pela entidade. Em ambos os casos, o veículo mais vendido do Brasil, conquistou apenas uma estrela.

Como o veículo não oferece frenagem de emergência como item de série ou opcional, já teve seu resultado final prejudicado. Além disso, a picape foi mal na avaliação para adultos, principalmente no impacto lateral contra poste, e também na proteção para crianças.

Organização promoveu sete testes de colisão durante este ano, tendo os carros da VW como principais destaques positivos e a Fiat Strada com resultado decepcionante

Com a cabine simples, o resultado foi ainda pior. E a avaliação em relação à proteção de crianças, que ficou ainda mais baixa, foi crucial para o desempenho ruim. Além disso, vale ressaltar que a cabine simples tinha apenas dois airbags, dois a menos que a cabine dupla.

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7) Jac EJS1 (dois airbags)

Organização promoveu sete testes de colisão durante este ano, tendo os carros da VW como principais destaques positivos e a Fiat Strada com resultado decepcionante

Nota: zero estrela

O último colocado foi o Jac EJS1, primeiro elétrico avaliado pelo Latin NCAP. O modelo é um dos elétricos mais baratos vendidos no Brasil, e não conseguiu bons resultados nas batidas. 

De acordo com o órgão responsável, o veículo não atende aos requisitos estruturais de impacto traseiro. Além disso, não tem frenagem de emergência. Esses dois itens já eram o suficiente para rebaixar bastante a nota do veículo, mas ele também garantiu 0% de proteção para adultos e apenas 6% para crianças, e por isso ficou na última colocação.

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