Bicicleta aquática: pedalar sobre as águas custa o preço de um Fiat Pulse

Manta5 Hydrofoiler XE-1, modelo criado na Nova Zelândia, tem motor elétrico, peças de fibra de carbono e chega ao Brasil por quase R$ 100.000
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27.09.2022 às 12:24 • Atualizado em 29.05.2024
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Manta5 Hydrofoiler XE-1, modelo criado na Nova Zelândia, tem motor elétrico, peças de fibra de carbono e chega ao Brasil por quase R$ 100.000

Muita gente gosta de andar de bike. Muita gente gosta de se aventurar em águas de rio, lago, enseadas ou mar. E se desse para unir as duas coisas? Pois saiba que já é possível, mas custa caro. No Boat Show 2022, a Mobiauto conheceu a Hydrofoiler XE-1, uma bicicleta aquática criada pela empresa neozelandesa Manta5.

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Embora o projeto exista em outros mercados pelo menos desde 2018, aparentemente está chegando só agora ao Brasil. E se você se interessou pelo conceito, já prepare o bolso, porque uma dessas custa nada menos que R$ 99.000 em nosso mercado. É mais caro que um Fiat Pulse Drive 1.3 Manual (R$ 95.590), e quase o preço de um Automático (R$ 102.590).

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Manta5 Hydrofoiler XE-1, modelo criado na Nova Zelândia, tem motor elétrico, peças de fibra de carbono e chega ao Brasil por quase R$ 100.000

Por esse valor, o comprador receberá uma máquina que pesa 31 kg, dotada de uma estrutura básica de alumínio, motor elétrico para auxílio à propulsão e hidrofólios feitos de fibra de carbono para permitir que ele deslize sobre as águas. Ah, e claro, os elementos de uma bicicleta comum: guidão, banco, pedais, freios e coroas com transmissão por corrente.

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Funciona assim: um pequeno conjunto de baterias de 0,882 kWh, feito de íons de lítio e do tipo IPX8 – código que indica que são à prova d’água, como alguns smartphones mais modernos –, fica isolado dentro do quadro. Ele alimenta um motor elétrico de 460 Watts (0,6 cv), que serve para auxiliar a propulsão.

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Após uma sequência de três pedaladas completas, o motor liga e os pedais passam a girar sozinhos, movimentando uma pequena hélice. Através de um seletor no guidão, o condutor escolhe um entre os sete diferentes níveis de intrusão do motor elétrico para aliviar suas pedaladas.

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No modo mínimo, que demanda mais das pernas do usuário, a bateria dura até quatro horas. No mais intenso, em que o veículo roda praticamente sozinho com energia elétrica, até 1 hora e meia. O tempo de recarga em corrente alternada numa tomada comum de 220 V é de 4 horas.

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O Hydrofoiler XE-1 pode navegar sobre qualquer curso de água com pelo menos 90 cm de profundidade, mas demanda pelo menos 2 metros de largura, dimensão equivalente à envergadura de seu hidrofólio traseiro, o maior de todos. 

Ao entrar na água, a bicicleta afunda. Através das primeiras pedaladas, sai da imobilidade e seu corpo sai quase totalmente da imersão, exceto os hidrofólios e a hélice, que continuam submersos, a fim de garantir a estabilidade e a propulsão.

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A velocidade máxima do veículo é de 21 km/h, e a de cruzeiro em modo elétrico varia entre 11 e 13 km/h. Ainda de acordo com a fabricante, o Hydrofoiler XE-1 pode ser desmontado para melhorar o transporte por carro. O kit do produto vem até com ferramentas para isso. 

 

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Há, por fim, conexão Bluetooth e um aplicativo dedicado para acompanhar informações como velocidade instantânea, batimentos cardíacos do condutor durante a atividade e o nível de carga das baterias.

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