Avaliação: Nissan Kicks X-Play, um SUV pacato com ar esportivo
Detalhes em vermelho, pintura bicolor, número de série grafado na grade e aerofólio traseiro, mas o mesmo velho motor 1.6 aspirado de 114 cv e 15,5 kgfm. Esta é a receita do Nissan Kicks X-Play, tentativa da marca de oferecer um SUV com pegada esportiva.
Limitada a 1.350 unidades, sendo 1.000 destinadas ao Brasil e 350 a outros países, a série tenta fazer jus à proposta de versão exclusiva dando um brinde para lá de criativo aos compradores da série especial: uma obra de arte digital do artista Fesq registrada em um NFT (Non Fugible Token), como se fosse uma criptomoeda.
A obra pode ser impressa ou guardada em uma carteira digital para futuramente ser vendida ou leiloada, ou simplesmente pode ser impressa pelo dono e emoldurada para ser colada na parede de casa.
Baseado na versão intermediária Advance, o Kicks X-Play custa R$ 130.580. Além dos detalhes estéticos exclusivos, ele traz de série com exclusividade um carregador de celular por indução, item oferecido apenas como acessório no restante da gama.
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Design exclusivo
O visual do Kicks X-Play é cheio de peculiaridades. É a única opção oferecida na combinação bicolor com base em Branco Diamond (tom perolizado) e teto vermelho. O tom vermelho quase vinho também se faz presente nas soleiras, capa dos retrovisores, e filete da grade dianteira.
Também há alguns toques em preto brilhante na grade, no chamativo aerofólio traseiro e nas colunas. As rodas são escurecidas, em liga leve aro 17. Pode-se considerar exageradas as soluções da série limitada, mas que ela chama a atenção, isso não podemos negar.
No interior, os toques em vermelho foram distribuídos nas saídas de ar-condicionado, costuras do painel e em um discreto detalhe na parte inferior do volante. Como se pode ver, é vermelho em abundância. A cor quente foi usada para reforçar a ideia de um SUV esportivo e divertido.
Os bancos também são exclusivos da edição, com acabamento em couro cinza e costuras (de novo) em vermelho, além do nome X-Play em destaque na parte superior dos bancos dianteiros.
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Nissan Kicks faz jus ao design esportivo?
Todos os componentes estéticos não foram suficientes para compensar a falta de um desempenho mais valente. O Kicks pode até ter perdido o ar pacato na aparência, mas continua com uma direção sem qualquer resquício de emoção.
O SUV foi reestilizado no ano passado, mas continuou com o mesmo motor 1.6 aspirado usado há tempos pela fabricante japonesa. Faltou ousadia (ou vontade de investir) para apostar em uma solução como os motores turbo usados por SUVs concorrentes, incluindo o primo de segundo grau Renault Captur.
O problema não está necessariamente no fato de ser um propulsor aspirado, mas sim sua falta de potência e elasticidade, mesmo para um SUV relativamente leve em relação aos rivais. Mas não vamos nos estender sobre a performance aqui, pois já contamos como é dirigir o novo Nissan Kicks.
No geral, a edição X-Play tem uma proposta interessante, porém o seu exterior esportivo acaba sendo contraditório com o que ele tem por baixo do capô.
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Vale a pena?
Como dissemos, fora os detalhes estéticos, o único item que diferencia a série X-Play das versões convencionais do novo Kicks é o carregador por indução. Equipamento que pode ser adquirido como acessório ao comprar qualquer outra configuraçãoi do SUV.
A versão Exclusive, por sua vez, cobra apenas R$ 2.000 a mais e oferece faróis full-LED, retrovisores com rebatimento elétrico, ar-condicionado automático, som Bose e câmera com visão 360°.
Parece que vale a troca pelo carregador de celular sem fio, embora este tenha se mostrado muito útil. Acontece que, por R$ 130.000, não basta parecer esportivo e equipado, mas também ser. Afinal, este é o tipo de coerência que esperamos de qualquer carro japonês.
Agora dá o Play e vem conhecer o Nissan Kicks X-Play mais de perto em mais um vídeo do quadro Primeira Partida:
Nissan Kicks X-Play 2022 - Ficha técnica
Motorização: 1.6, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, flex, injeção eletrônica multiponto, duplo comando variável de válvulas, taxa de compressão 10,7:1
Potência: 114 cv (a 5.600 rpm) e 15,5 kgfm (a 4.000 rpm)
Peso/potência: 10 kg/cv
Peso/torque: 73,3 kg/kgfm
Câmbio: automático CVT, 6 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 11,8 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h
Consumo (Inmetro): 7,6 km/l (E) e 11,3 km/l (G) na cidade; 9,3 km/l (E) e 13,6 km/l (G) na estrada
Dimensões: 4.310 mm comprimento, 2.610 mm entre-eixos, 1.760 mm largura, 1.590 mm altura, 432 litros de porta-malas
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões MacPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a disco (dianteira) e tambor (traseira); diâmetro de giro, 10,2 m; Cx, 0,345; vão livre do solo, 200 mm; ângulo de ataque, 18°; ângulo central não divulgado; ângulo de saída, 28°, carga útil 409 kg; peso em ordem de marcha, 1.136 kg; tanque de combustível, 41 litros; pneus 205/55 R17
Nissan Kicks X-Play 2022 - Principais itens de série
Visual: pintura bicolor; rodas de 17 polegadas pintadas de preto; aerofólio traseiro pintado de preto; acabamento interno com revestimento em couro sintético e costuras vermelhas.
Conforto: chave presencial e partida por botão; abertura e fechamento de portas por controle remoto; volante multifuncional; direção elétrica; piloto automático; faróis dianteiros com sistema Follow me Home; porta-malas iluminado.
Tecnologia: painel de instrumentos com tela de 7 polegadas; banco com tecnologia gravity zero; faróis com acendimento automático; luz de condução diurna de LED, lanternas de LED; central multimídia de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Segurança: seis airbags; alerta de não afivelamento do cinto de segurança; controle de estabilidade e tração; sistema de ancoragem Isofix; freios ABS com distribuição e assistência de frenagem; assistente de partida em rampa; sensor de estacionamento traseiro; câmera de ré.
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.